Sete Dias Indica

15 filmes para celebrar o mês da Consciência Negra

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), 15 filmes para celebrar esta data tão especial

29/11/21 - 14:21

Tempo de Matar (1996), com Matthew McConaughey e Samuel L. Jackson, está na lista
Tempo de Matar (1996), com Matthew McConaughey e Samuel L. Jackson, está na lista

Por Sétima Arte

Wellberty Hollyvier D’Beckher

Separei aqui alguns títulos relevantes e outros divertidos, mas nem por isso menos importante, vamos a eles.

1 - O Nascimento de uma Nação. 1915, Direção D.W. Griffith. Este filme mudo é uma mancha na história do cinema e se passa durante a Guerra de Secessão. Este filme foi responsável pelo ressurgimento da Ku Klux Kan, que teve sua origem romantizada.

2 - Homem Aranha no Aranha Verso. 2019, Direção Peter Ransey, Bob Persichett, Rodney Rothman. Sem sombra de dúvidas o melhor filme do “Cabeça de Teia”. Trás um jovem Homem Aranha adolescente negro, junto com outras versões do herói. Ganhador do Oscar de Melhor Animação.

3 - A Canção do Sul. 1946, Direção Wilfred Jackson. Filme que a Disney tenta a todo custo esconder. É o primeiro filme da história a usar atores e animação, mas o tom racista do filme incomodou muito o público.

4 - Mãos Talentosas: A História de Ben Carson. 2009, Direção Thomas Carter. O Vencedor do Oscar, Cuba Gooding Jr, tem aqui a melhor interpretação da sua carreira ao viver a história verídica do renomado cirurgião Bem Carson e seus desafios para se tornar um grande profissional.

5 - Morte no Funeral. 2010. Direção Neil LaBute. Este filme de comédia tem um elenco fantástico, Chis Rock, Tracy Morgan, Zoe Saldanha, Dany Glover e Kevin Hart nos personagens principais, e estão todos muito bem. Toda a história do filme se passa em dia muito louco no funeral do patriarca da família.

6 - Kiriku e a Feiticeira, 1998, Direção Michel Ocelot. Este filme francês, baseado em uma lenda africana, é belíssimo. Na história, um menino e seu tio travam uma luta contra o mal para salvar sua aldeia.

7 - Ao Mestre com Carinho. 1967, Direção James Clavell. Um professor vai lecionar em uma escola barra pesada de Londres, mas seu jeito calmo, gentil e terno acaba cativando os alunos. O ator vencedor do Oscar, Sidney Poitier, brilha neste longa. Em 2002 ele foi o primeiro artista negro a receber um Oscar Honorário.

8 - Tempo de Glória, 1989, Direção Edward Zwick. Um oficial branco lidera um regimento de negros na guerra civil americana. Além do inimigo, tem que lutar também contra o preconceito e a desconfiança de outros militares. Clássico, tem uma fotografia belíssima. 

9 - Shaft, 1971, Direção Gordon Parks. Shaft é um detetive negro muito estiloso que é contratado por um chefão da máfia para localizar sua filha adolescente sequestrada e acaba no meio de uma guerra entre traficantes rivais.

10 - Selma: Uma Luta Pela Igualdade 2014, Direção Ava DuVernay. Mostra a luta do ativista Martin Luther Kin Jr pelo direito a voto dos negros. Narra a marcha de Selma a Montgomery, Alabana, que convenceu o governo a conceder o direito a voto aos negros,em 1965.

11 - Por Uma Noite Apenas, 1997, Direção Mike Figgis. Não poderia faltar um romance. Wesley Snipes interpreta um homem casado que em uma viagem a Nova York conhece uma bela mulher, interpretada pela belíssima Nastassja Kinski. O que era para ser um encontro casual, vira uma bela história amor.

12 - A Cor Púrpura 1985, Direção Steven Spielberg. Danny Glover, Whoopi Goldberg e Oprah Winfrey, brilham neste épico emocionante que conta a história de Celie (Whoopi), que durante 40 anos era abusada por seu pai, até ser vendida para o Sr Albert Jhonson (Glover). Ela tem o sonho de reencontrar sua irmã. Um grande filme de Spielberg.

13 - Tempo de Matar, 1996 Direção Joel Schumacher. Um homem negro assassina um homem branco que matou sua filha, o que gera uma revolta local com uns grupos racistas. Ele é defendido por um advogado branco que acredita que seu cliente agiu certo.

14 - 12 Anos de Escravidão, 2013, Direção Steve McQueen. Narra a saga de Solomon Northup, homem negro liberto que em uma viagem a trabalho é sequestrado e vendido como escravo. Sendo assim, separado da família, ele precisa lidar com humilhações emocionais e físicas para tentar sobreviver.

15 ...E O Vento Levou, 1939, Direção Victor Fleming. Todos conhecem a história de Scarlett O’ara, mas este filme não está nesta lista por sua causa e, sim, por Hattie McDaniel, que no filme interpreta a governanta de Scarlet. Ela foi a primeira artista afro americana a receber um Oscar, mas na época era proibido aos negros comparecerem à cerimônia, então ela recebeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante em casa.

imagemWellberty Hollyvier D’Beckher é formado em artes cênicas pela UFMG, pela faculdade do Rio de Janeiro em crítica e análise de filmes, além de cinéfilo desde os dez anos de idade.

Sétima Arte

Sétima Arte

Veja Mais