SEM RESERVA - PROMESSA É...

07/01/22 - 15:24

Prefeito Duílio de Castro
Prefeito Duílio de Castro

O prefeito Duílio de Castro (Patri) deve sofrer uma forte pressão de apoiadores nesses primeiros meses do ano. O motivo é o fim da Lei Complementar 173 - também conhecida como Lei de Socorro aos Estados - que proibia o reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais, bem como contratações, até 31 de dezembro de 2021. Em contrapartida, os municípios receberam recursos para ajudar no combate à pandemia da Covid-19. Essa era a justificativa para negar o cargo prometido para muita gente antes da eleição.

OUTRA DEVOLUÇÃO
Pastor Alcides Longo (PP), presidente da Câmara Municipal, será acompanhado por vereadores em mais um ato de devolução de valores que sobraram do duodécimo do exercício 2021. O montante não foi revelado, mas a entrega estava marcada para às 9h desta sexta-feira (7), no gabinete do prefeito Duílio de Castro. No dia 17 de novembro, o Legislativo já havia devolvido R$ 5.450.000,00, mas desta vez a quantia deve ser bem menor. 

RESTA SABER
Da primeira vez, o prefeito acatou o pedido dos vereadores de sua base e utilizou os recursos devolvidos nos acertos rescisórios devidos pela Prefeitura. Ainda não estava previsto em que o novo reembolso será aplicado. Segundo o próprio Duílio de Castro, ainda existem aproximadamente mil acertos em aberto. 

VAMOS AGUARDAR
2022 nem bem começou e já têm especulações sobre a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, marcada somente para o fim do ano. O certo é que Pastor Alcides terá quase 12 meses para costurar sua reeleição. Porém, o grupo apoiador de Duílio de Castro, formado pelo próprio presidente da Casa e mais 13 parlamentares, pode decidir por mudança.

SAI GILSON, ENTRA ERALDO
Com a justificativa de se empenhar a projetos que vão demandar tempo e dedicação, o vereador Gilson Liboreiro (SD) renunciou ao cargo de 1° vice-presidente da atual Mesa Diretora. A carta onde o parlamentar explica a decisão foi lida pelo presidente Pr. Alcides (PP) durante a movimentada Reunião Ordinária do dia 21/12. Com a renúncia de Liboreiro, nova eleição foi organizada pelos vereadores e o candidato único, Eraldo da Saúde (Patri), foi eleito.

MERCADÃO NA PAUTA
O Ministério Público recomendou a Prefeitura Municipal regularizar uma série de situações no Mercadão.  O Projeto de Lei Complementar 30/2021 que “dispõe sobre o código de posturas municipal” foi retirado por força de um pedido de vistas do vereador Rodrigo Braga (PV) na última Reunião do ano. O texto do Executivo busca adequar a recomendação do MP, que cobra da administração uma série de medidas para regulamentar o espaço público.

BICHEIRO
Na última reunião de 2021, comerciantes do Mercadão compareceram em peso na Câmara, mas o projeto foi retirado de pauta. Na oportunidade, o vereador Ismael Soares (PSD) fez uma revelação, ao se solidarizar com os interessados nas mudanças. “Sobre o Mercadão, tenho história lá, era bicheiro e pegava jogo lá. Não votaria contra vocês e tenho certeza que ninguém aqui votaria. Regularizar, sim, mas sem tirar as famílias que estão lá há anos”, afirmou o ex-bicheiro.

Veja Mais