Sem Reserva - Homofobia

16/04/21 - 11:04

A Polícia Civil investiga uma denúncia de homofobia contra o vereador Júnior Souza (MDB). Na semana passada (sexta-feira, 9), ele registrou um boletim de ocorrência contra Mauro César Geraldo dos Santos, suposto autor das declarações. O vereador afirmou que foi vítima de injúria nas redes sociais, depois de uma crítica que fez pelo fato de um outro vereador não estar com máscara em um vídeo. 

SOLIDÁRIOS
Segundo Júnior Sousa, Mauro é primo deste parlamentar (Caio Valace) e ao ver a crítica, começou a fazer comentários homofóbicos contra sua pessoa. Em uma delas, o suspeito diz, “sai do armário, biba aprendiz”. O caso repercutiu na Câmara Municipal, quando todos vereadores prestaram solidariedade a Júnior, inclusive Caio Valace (Pode), o primeiro a se pronunciar durante a comunicação pessoal dos legisladores. Procurado, Mauro César não quis se manifestar no momento.

MISSÃO DIFÍCIL
Vereadores continuam capitalizando para os seus mandatos medidas adotadas pela Prefeitura com decisões que são exclusivas do Executivo.  Uma que está difícil de apadrinhar diz respeito ao pagamento de acertos rescisórios pelo município. No início de fevereiro, Júnior Sousa, Heloísa Frois (Cidadania) e Carol Canabrava (Avante) estiveram na Secretaria de Fazenda para cobrar um posicionamento sobre os pagamentos devidos a cerca de 2.500 servidores e ex-servidores. A solicitação foi divulgada nas redes sociais, mas até hoje nada de resposta.

FAZ TEMPO
A última vez que a Prefeitura pagou parcela dos acertos rescisórios foi no dia 23 de dezembro de 2020, quando os contemplados receberam R$ 500. Na época, o depósito foi garantido por uma devolução de recursos da Câmara Municipal.

NÃO É OPOSIÇÃO
Carol Canabrava rebateu o vereador Caio Valace (Pode) ao ser rotulada de oposição ao prefeito Duílio de Castro (Patri) durante reunião da Câmara. “Não sou oposição ao governo de Sete Lagoas, se eu fosse oposição a esse governo, eu estaria torcendo contra a pessoa que a cidade escolheu. Eu desejo de coração que dê certo essa administração”, declarou.

HERANÇA POLÍTICA
Quem é e faz oposição histórica ao prefeito Duílio de Castro é o ex-prefeito Ronaldo Canabrava (DEM), pai de Carol Canabrava. O atual prefeito era vereador e presidente da Câmara quando Canabrava foi cassado do cargo pelo Legislativo. Talvez essa inimizade política respingue sobre o mandato da vereadora.

ZERO À ESQUERDA
Sem cargo na administração, o ex-vereador Milton Martins vem atacando parte da atual Câmara Municipal. Nas redes sociais, ele definiu a “bancada católica” como um “zero à esquerda” na atual composição do Legislativo. Para ele, vereadores católicos foram omissos na questão da reabertura das igrejas durante a pandemia.

REAGIRAM
Católicos, os vereadores Ivan de Souza (Patri) e Ivson Gomes (Cidadania) reagiram. O primeiro afirmou se tratar de “inveja enrustida” e que “a Câmara está nivelada por cima, não tem zero à esquerda”. Já Ivson, respondeu Milton Martins em sua própria postagem no Facebook e começou seu texto com a frase: “mentiras desvairadas e hipocrisia é o que vemos aqui”.