SEM RESERVA - Governo caramelizado

12/04/21 - 08:51

Depois de três meses de negociação, o prefeito Duílio de Castro conseguiu a cessão do ex-vereador e presidente da Câmara, Cláudio Caramelo, junto à Cemig. Conforme antecipado por esta coluna, Caramelo fará parte do governo municipal.

Experiência
Aproveitando a experiência de mais de 30 anos na Cemig, Caramelo deverá atuar principalmente nas áreas de iluminação pública, além de cultura, turismo e esportes. Com dois mandatos de vereador, presidente da câmara e prefeito interino, sua experiência pode agregar bastante à administração.

Isenção de impostos
Tentando amenizar de alguma forma o impacto da onda roxa junto a comerciantes diretamente afetados pelas medidas restritivas contra a Covid-19, o vereador Gilson Liboreiro (SD) protocolou o Anteprojeto de Lei (APL) 226/2021. A proposta “institui o programa de apoio aos bares, restaurantes e demais estabelecimentos similares, com a isenção de impostos municipais, em consequência dos efeitos causados pelas medidas de isolamento relacionadas ao estado de emergência em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus (covid-19)”.

Mais ações

Buscando alternativas para equilibrar economia e saúde durante a pandemia, os vereadores da cidade, depois de iniciativa do presidente Pastor Alcides (PP), decidiram se unir em um “manifesto” que será levado a diferentes esferas políticas pela retomada consciente das atividades econômicas.  Além de apoiar o manifesto, a vereadora Heloisa Frois (Cidadania) sugeriu incluir no texto possíveis ações a serem desenvolvidas.

Boa ideia
Por meio do decreto 6.509/2021, na segunda-feira (6), a Prefeitura de Sete Lagoas atendeu solicitação da vereadora Carol Canabrava (Avante) e criou a campanha Vacinação Solidária. A proposta foi feita pela vereadora na quarta-feira passada (30), através do Requerimento nº 2.007/2021, que solicita a regulamentação e criação da campanha que tem como objetivo receber doações voluntárias de alimentos não perecíveis nos pontos de imunização contra a Covid-19 na cidade.

Trabalho em conjunto
“Fiquei muito feliz em ver o Executivo colocando em prática nossa proposta. A cidade está passando por momentos em que as famílias estão precisando de ajuda, falta alimentos e a campanha é de extrema importância neste sentido”, comentou Carol Canabrava. Pode ser doado arroz, feijão, açúcar, macarrão, óleo, farinha de mandioca e leite. O que for arrecadado será gerenciada e distribuído pela secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Na cultura
O produtor cultural Paulinho do Boi se inscreveu para falar na “tribuna virtual” na última reunião do Legislativo. O artista pediu socorro aos parlamentares por alternativas para que a classe artística local possa voltar a trabalhar.

100 pessoas
Segundo Paulinho, cerca de 100 trabalhadores da cidade vivem exclusivamente de ações culturais e é necessário pessoal técnico na Cultura para a possível abertura de editais voltados para a classe.