Por Dra. Soraia Moura Goulart
Saúde Neurológica
Transtorno Do Espectro Autista (TEA)
O dia 2 de abril é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Celebrada desde 2007, tem o intuito de informar a população e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito sobre esse transtorno.
De acordo com o mais recente relatório pelo CDC ( Centers for Disease Control and Prevention) , a prevalência do transtorno do TEA é de 1 diagnóstico em cada 36 crianças avaliadas. Nos Estados Unidos.
A grande prevalência e a desinformação sobre o assunto tornam urgente abordar mais sobre o tema, suas principais características e a importância do diagnostico precoce.
• O que é Autismo?
De acordo com o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) o Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos.
O Autismo infantil engloba uma série de aspectos do desenvolvimento infantil que se manifestam em maior ou menor grau de acometimento – e, por isso, utiliza-se o termo: espectro.
Suas causas são variadas e podem incluir: fatores genéticos, infecções durante a gravidez da mãe, complicações no parto e prematuridade.
• As principais características nas crianças com TEA são:
– Comportamento: Repetitivo ,manifestado por movimentos , falas e manipulação de objetos de forma repetitiva e/ ou estereotipada . Dificuldade em aceitar mudanças .Interesse restrito em temas e brinquedos específicos. Associado a hiper ou hipoatividade a estímulos sensoriais.( como barulhos, ruídos, luzes) .
- Déficit na comunicação social ou interação social como: nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional .
È importante ressaltar que algumas crianças com TEA podem, após uma fase inicial de normalidade na aquisição da fala evoluir com redução da fala como:
perda da fala de palavras já aprendidas, repetições de termos sem necessidade e sem função social e aparecimento de palavras sem significado e impróprios no cotidiano. Outras, podem ter atraso severo de fala(palavras mal articuladas, repetições de termos e pouca evolução do vocabulário) e algumas apresentam o não desenvolvimento da fala chamadas de: não verbais .
• Diagnostico:
O diagnóstico do TEA é clínico e deve ser feito por profissionais especializados através da observação da criança , conversa com pais, familiares e educadores.
• Discussão:
O desenvolvimento infantil consiste na construção, aquisição e interação de novas habilidades. Estas são resultado da plasticidade cerebral( remodelação cerebral) .O desenvolvimento infantil e plasticidade cerebral são maiores nos primeiros anos de vida. Assim, quando mais precoce o diagnostico maior a possibilidade do cérebro responder , devido sua velocidade de formação das redes neuronais( plasticidade cerebral),logo haverá maior possibilidade de formar novas conexões referentes á habilidade almejada.
E devido aumento continuo de crianças autista destaca a necessidade de infraestrutura aprimorada para fornecer diagnóstico, tratamento e serviços de apoio equitativos.
Membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil , da Abenepi e da Liga Brasileira de Epilepsia
Preceptora de Neuropediatria da Residência Medica de Pediatria do Hospital Municipal de Contagem e Neuropediatra da Cismisel
Dra. Soraia Moura Goulart
Membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil
Preceptora de Neuropediatria da Residência
Médica de Pediatria do Hospital Mun. de Contagem
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