Saúde Neurológica

Transtorno Do Espectro Autista (TEA)

31/03/23 - 13:00

Por Dra. Soraia Moura Goulart

O dia 2 de abril é a data escolhida  pela Organização das Nações Unidas (ONU) em  comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Celebrada  desde 2007, tem o intuito de informar a população e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito sobre esse transtorno. 


De acordo com o mais recente  relatório pelo CDC ( Centers for Disease Control and Prevention) , a prevalência do transtorno  do TEA é de 1 diagnóstico em cada 36 crianças avaliadas. Nos Estados Unidos.   


 A grande prevalência e a desinformação sobre o  assunto tornam urgente abordar mais sobre  o tema,  suas  principais características  e  a importância do diagnostico precoce.


•    O que é Autismo?

De acordo com o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) o Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos.


O Autismo infantil engloba uma série de aspectos do desenvolvimento infantil que se manifestam em maior ou menor grau de acometimento – e, por isso, utiliza-se o termo:  espectro. 


Suas causas são variadas e podem incluir: fatores genéticos, infecções durante a gravidez da mãe, complicações no parto e prematuridade.  

•    As principais características nas crianças com TEA são:
                                                                                                       
– Comportamento: Repetitivo ,manifestado por movimentos , falas e manipulação de objetos de forma repetitiva e/ ou estereotipada . Dificuldade em aceitar mudanças  .Interesse restrito em temas e brinquedos específicos. Associado a hiper ou hipoatividade a estímulos sensoriais.( como barulhos, ruídos, luzes) . 

- Déficit na comunicação social  ou interação social como: nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional .
È importante ressaltar que algumas crianças com TEA podem, após uma fase inicial de normalidade na aquisição da fala   evoluir com redução da fala como:                                                                                 
perda da fala de palavras já  aprendidas, repetições de termos sem necessidade e sem função social e aparecimento de palavras sem significado e impróprios no cotidiano. Outras, podem ter atraso severo de fala(palavras mal articuladas, repetições de termos e  pouca evolução do vocabulário) e algumas  apresentam o  não desenvolvimento da fala  chamadas de: não verbais  .


•      Diagnostico:
O diagnóstico do TEA  é clínico e deve ser feito por profissionais especializados através da observação da criança , conversa com pais, familiares e educadores. 


•    Discussão:
O desenvolvimento infantil consiste na construção, aquisição e interação de novas habilidades. Estas são resultado da plasticidade cerebral( remodelação cerebral) .O desenvolvimento infantil e plasticidade cerebral são maiores nos primeiros anos de vida. Assim, quando mais precoce o diagnostico maior a possibilidade do cérebro responder , devido sua velocidade de formação das redes neuronais( plasticidade cerebral),logo haverá maior possibilidade de formar novas conexões referentes á habilidade almejada. 
 E devido aumento continuo de crianças autista destaca a necessidade de infraestrutura aprimorada para fornecer diagnóstico, tratamento e serviços de apoio equitativos. 

                                                                                                                                                             Membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil ,  da Abenepi e da Liga Brasileira de Epilepsia 
                                                                                                                                                            Preceptora de Neuropediatria da  Residência Medica de Pediatria do Hospital Municipal de Contagem e  Neuropediatra da Cismisel
                                                                                                                                                                                                                                         

Dra. Soraia Moura Goulart

Membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil
Preceptora de Neuropediatria da Residência
Médica de Pediatria do Hospital Mun. de Contagem
Instagram: @drasoraiagoulart
Facebook: consultoriodraSoraiaMouraGoulart
Consultórios:

Sete Lagoas , BH e Contagem : 4113-2045 / 99872-9751

Veja Mais