Ex-Gordinhas: Grupo de apoio ao emagrecimento volta com força total em Sete Lagoas

14/06/22 - 15:55

Cassiana Eudócia, líder do Ex-Gordinhas, com grupo em atividade na Lagoa da Boa Vista Foto:divulgação
Cassiana Eudócia, líder do Ex-Gordinhas, com grupo em atividade na Lagoa da Boa Vista Foto:divulgação

Por Roberta Lanza


O grupo de apoio ao emagrecimento Ex-Gordinhas, inicialmente chamado de Quase Ex-Gordinhas, foi criado no ano de 2014.  Em seus quase quatro anos de existência, contou com quase 200 participantes, se destacando na mídia local e mineira pela forma que era conduzido. Logo no início, o grupo comemorou 100kg perdidos coletivamente, e já houve caso de perda individual de mais de 60kg.


Hoje, após três anos inativos, o Ex-Gordinhas voltou com força total, tendo como objetivo principal a ajuda mútua contra a compulsão alimentar e a obesidade, ajudando também nos processos de outras doenças de cunho emocional, uma vez que existe grande troca de experiência e apoio entre as participantes.


Em entrevista ao SETE DIAS, a líder do grupo, Cassiana Eudócia, conta mais detalhes sobre o projeto:


Roberta Lanza - Qual a dinâmica do Ex-Gordinhas?
Cassiana Eudócia – Atualmente, com o nome de Ex-Gordinhas, o grupo funciona no mesmo moldes do antigo. Pelo aplicativo de mensagens, as 30 integrantes têm que passar sua rotina diária no processo de emagrecimento, além de incentivar umas às outras. Alguns desafios são criados com premiação para a maior perda de peso. A intenção é que todas entendam que a dificuldade da compulsão alimentar, e também a obesidade, é algo muito comum e que se identifiquem buscando apoio umas nas outras, e eu sei na prática que isso dá certo. A diferença de o grupo de antes e esse é o amadurecimento que a gente ganhou depois da pandemia: nos sentimos mais amorosos e compassivos, mas, claro, existem regras para permanência no Ex-Gordinhas porque é preciso dar foco ao objetivo, que é emagrecer.


R.L. – Há muitas histórias emocionantes de pessoas que transformaram a vida através do grupo?
C.E. – Tem um caso muito lindo, da Simone Liboreiro Lourenço da Silva, o qual reproduzo as palavras dela a seguir: “O Ex-Gordinhas é um grupo que mudou a minha vida, onde tive um rumo para começar a muda-la, me dando motivação para correr atrás do prejuízo. Um grupo que ao mesmo tempo em que puxa sua orelha, te acolhe e te escuta, às vezes com desabafos de um dia ruim ou uma alegria, uma receita gostosa ou um ‘não tive muito tempo, mas estou por aqui’. Enfim, este acaba sendo um grupo de autoajuda, de psicologia, de reeducação alimentar, de alegrias e vitórias, prezando sempre a saúde mental e física também”. É emocionante!


R.L. – Como as pessoas podem participar do grupo?
C.E. - Quando há vagas, divulgamos na página oficial do Facebook (@grupoexgordinas) e as primeiras pessoas a se manifestarem conseguem ingressar no projeto.

imagem

Grupo Ex-Gordinhas já comemorou mais de 100kg perdidos entre as participantes. Foto: divulgação

 

Veja Mais