Com a iminência do inverno, fim de semana será com temperatura estável em Sete Lagoas

Na estação mais fria do ano, cuidados especiais com a pele se fazem necessários

17/06/22 - 08:00

Imagem: Appai
Imagem: Appai

O inverno ainda não chegou oficialmente, mas já podemos sentir a temperatura fria, o vento e outros sinais de que essa estação se aproxima. De acordo com o Climatempo, o fim de semana na cidade será de temperaturas estáveis, variando entre 12° e 29°, sem previsão de chuva.


Na sexta-feira é esperado sol durante todo o dia, sem nuvens no céu. A noite também será de tempo aberto, ainda sem nuvens. Já no sábado e domingo, o sol se esconderá um pouquinho, com a nebulosidade diminuindo no domingo à noite. 

imagem


Na próxima terça-feira (21) o inverno chegará oficialmente no Brasil e, com ele, surgem as dúvidas em relação aos cuidados com a pele, que pode ficar mais áspera, sensível e propensa a lesões.

Para não sofrer com a mudança climática, separamos algumas dicas para os cuidados com a sua pele:

1-Hidratar externamente:
O rosto é uma das regiões do rosto que fica mais exposta ao vento frio e, por isso, precisa de cuidados especiais. O uso do hidratante previne a perda de água e recupera a barreira de proteção do tecido cutâneo. 

2-Evitar o ressecamento dos lábios:
A pele que recobre os lábios é muito fina e delicada. Por isso, ela fica ainda mais sujeita às rachaduras que o ressecamento pode provocar. 
Para evitar esse ressecamento, é importante usar o hidratante labial várias vezes ao dia. Também é válido se proteger contra o frio, o vento e a baixa umidade do ar. 

3-Evitar banhos quentes e demorados:
Se você gosta de banhos quentes e longos no período de inverno, você não está sozinho. Mas eles não são a melhor escolha para cuidar da sua pele, pois a água quente promove o ressecamento. Ao longo do tempo, a derme fica com aspecto craquelado, levando à coceira após o banho e, até mesmo, ao surgimento de placas vermelhas. 
No rosto, a desidratação com excesso de água quente faz com que as glândulas sebáceas produzam uma maior quantidade de sebo. Essa é uma atitude natural do corpo na busca de proteger a pele. O resultado é um rosto desidratado, porém oleoso.  

Aplicar protetor solar:
Quem pensa que protetor solar é o companheiro apenas de dias ensolarados, está muito enganado! É  importante tomar entre 5 e 20 minutos de sol por dia sem protetor, mas o restante do tempo deve ocorrer com proteção. A radiação UVB é a maior causadora de queimaduras. Apesar de ser mais intensa no verão, os raios UVA têm a mesma intensidade o ano todo. A ação desses raios acelera o envelhecimento e aumenta ainda mais o risco de câncer de pele. Para evitar esses problemas, o protetor solar deve ser utilizado diariamente, inclusive nos dias nublados, pois a radiação atravessa as nuvens. 

Não utilizar buchas para esfregar a pele:
Não esfregue ou use buchas de maneira intensa e frequente, a não ser que você precise tirar alguma sujeira específica da pele. Trate sua pele com suavidade e gentileza para não lesioná-la e nem retirar a camada natural de gordura.
 

Veja Mais