Saúde

Balanospotite

10/06/22 - 13:34

Dr. Gelbert Luiz Chamon
Dr. Gelbert Luiz Chamon

Por Dr. Gelbert Luiz Chamon

Balanopostite é a inflamação da glande (cabeça do pênis) e do prepúcio, que é o tecido que cobre a glande, levando ao surgimento de sintomas que podem ser bastante desconfortáveis, como inchaço da região, vermelhidão, ardor e coceira.

A balanopostite pode ter diversas causas, no entanto acontece com maior frequência devido a infecção por fungos ou bactérias, como Candida albicans e Staphylococcus sp., respectivamente. Além de da causa infecciosa, a inflamação pode ser também consequência de alergia, alterações autoimunes ou neoplásicas. É importante que a causa da balanopostite seja identificada, pois assim o urologista pode indicar o tratamento mais adequado para aliviar os sintomas e combater a causa, podendo ser indicado o uso de pomadas corticoides ou com propriedade antimicrobiana, por exemplo.

Sintomas de balanopostite

A balanopostite é a inflamação da glande e do prepúcio, o que pode causar os seguintes sintomas:

•Coceira, vermelhidão e ardor na glande e no prepúcio;
•Dor ou desconforto ao urinar;
•Mal estar;
•Dificuldade para expor a glande;
•Inchaço local;
•Ressecamento da pele;
•Surgimento de secreção peniana;
•Aparecimento de feridas no pênis.
Na presença de sinais e sintomas possivelmente indicativos de balanopostite, é indicado que o urologista seja consultado para que seja feita uma avaliação da região genital e, assim, seja possível indicar o tratamento mais adequado.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da balanopostite deve ser feito pelo urologista por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pelo homem, bem como pela avaliação da sua história clínica e hábitos de vida. Além disso, para confirmar o diagnóstico de balanopostite pode ser recomendado pelo médico a realização de exames de sangue e de urina, além de exame microbiológico a partir da secreção peniana ou da urina.

No caso de se tratar de balanopostite de repetição, pode ser indicada a realização de uma biópsia para verificar se existem sinais e proliferação de células malignas, além da cirurgia da retirada do excesso de pele do prepúcio, com intuito de facilitar a higienização e diminuir a umidade local.

Principais causas

A balanopostite pode ter diversas causas e por causa disso pode ser classificada em:

Balanopostite infecciosa, que acontece devido à infecção por fungos, bactérias, parasitas ou vírus, sendo os mais frequentemente relacionados Candida albicans, Staphylococcus sp.; Streptococcus sp.; HPV, Treponema pallidum, Mycoplasma hominis, Mycoplasma genitalium, Trichomonas sp.;
Balanopostite inflamatória, que acontece devido a doenças inflamatórias e autoimunes, como líquen plano, líquen escleroatrófico, dermatite atópica, eczema e psoríase;
Balanopostite pré-neoplásica, em que os sintomas da inflamação estão relacionados com a proliferação de células cancerosas, podendo estar relacionado com a doença de Bowen e a eritroplasia de Queyrat, por exemplo;

•Balanopostite alérgica, em que a inflamação acontece devido ao contato com alguma substância que cause irritação local ou alergia, como o látex do preservativo ou cloro presente nas piscinas, por exemplo, ou ser devido à falta de higienização correta da região íntima.

A balanopostite é mais comum de acontecer em homens que fazem uso de medicamentos que diminuem a atividade dos sistema imunológico, possuem mais de 40 anos, que não foram circuncidados, possuem múltiplas (os) parceiras (os) sexuais ou possuem diabetes descompensada, já que nesse caso há grande perda de glicose na urina, favorecendo o desenvolvimento de microrganismos no local.
Como é o tratamento

O tratamento da balanopostite é indicado pelo urologista de acordo com a causa, sendo na maioria das vezes indicado o uso de antifúngicos tópicos ou orais ou de antibióticos de acordo com o microrganismo relacionado com a inflamação. Nos casos mais graves, em que a balanopostite é recorrente, há fatores de risco associados, existe risco de complicações e os sintomas são muito desconfortáveis e interferem na qualidade de vida do homem, pode ser recomendada a realização de cirurgia para fimose, em que é removido o excesso de pele do pênis. 
 

Dr. Gelbert Luiz Chamon

Urologista, Mestre em Biomedicina, Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Coordenador da Residência em Urologia da Santa Casa de Belo Horizonte e Cooordenador da Comissão de Residência Médica do Hospital Municipal Sete Lagoas.
(31) 3774-7500

Veja Mais