Laser CO2 Fracionado – Aliado no tratamento de estrias pós gravidez

18/06/21 - 08:51

Dr. Bernardo Teixeira da Costa
 

O cuidado com o corpo durante a gravidez deve ser redobrado. Algumas mudanças físicas ocorrem no corpo neste momento especial da vida, como o aparecimento de estrias. Chamadas na medicina de striae gravidarum, é um acontecimento extremamente comum, chegando a acometer 70 a 90% das gestantes, principalmente no terceiro trimestre, época em que o esgarçamento da pele da região abdominal torna-se mais intenso.

Fatores de risco para o aparecimento de estrias
O rápido crescimento do volume da região abdominal, principalmente a partir da parte final do segundo trimestre de gravidez, é o principal fator risco para o aparecimento das estrias. Porém, outros fatores presentes na gravidez também influenciam no seu desenvolvimento, como:

  • . Alterações hormonais naturais da gestação;
  • . Tendência familiar para formação de estrias;
  • . Idade da gestante;
  • . Primeira gestação.
  • . Baixa de Vitamina D
  • . Ganho excessivo de peso
Como evitar o aparecimento de estrias na gravidez
Além dos cuidados com a hidratação da pele e evitar o aumento excessivo do peso durante a gestação, deve-se ater ao nível de vitamina D. Há três níveis da presença da vitamina no sangue: acima de 30 (ng/ml) é suficiente, está tudo normal. Entre 20 e 29 ng/ml, há insuficiência de vitamina D e abaixo de 20 ng/ml há deficiência. Quando há deficiência de vitamina D, há um risco aumentado de desenvolver estrias severas. Se o nível está abaixo de 20 ng/ml, é essencial fazer a reposição de vitamina D antes da gestação para que o nível fique acima de 30 ng/ml.

Laser CO2 Fracionado, tratamento eficaz de estrias 
O tratamento é indicado pelo médico após avaliação das estrias. Pode ser indicado um ou mais tratamentos para potencializar os resultados.

Uma ótima opção é o poderoso laser fracionado CO2 que estimula a produção e reorganização do colágeno nas camadas mais profundas da pele, que contribui para superficializar as estrias e torna-las menos visíveis. Quando desejamos renovar a pele acometida por estrias, é importante entregar calor nas camadas mais profundas da pele para estimular a produção de colágeno. O laser fracionado CO2 possui a grande vantagem de utilizar tecnologia pulsada, onde a pele não é queimada, pois o laser é entregue em vários pulsos (de forma gradual) nas camadas profundas do tecido. O tratamento com laser fracionado é considerado mais seguro, não atinge todas as áreas da pele e faz com que as áreas que não foram atingidas ajudem na recuperação da pele que foi tratada.

Ele pode ser indicado para qualquer tipo de estria, seja mais recente( melhores resultados ) ou antiga, mais superficial ou profunda. Para estrias mais jovens (avermelhadas), o laser faz com que a região se regenere de forma a deixar as marcas quase imperceptíveis, além de estimular a produção de colágeno, tornando a pele mais firme no local que recebeu a aplicação. Para estrias mais antigas (esbranquiçadas), o tratamento promove uma melhoria na aparência, reduzindo o tamanho da estria e deixando sua coloração próxima à da pele ao redor.

Para todos os tipos de estria, costuma ser necessário realizar pelo menos 5 sessões para perceber os efeitos da aplicação, além de seguir as indicações feitas durante o procedimento para promover os resultados desejados. O número de sessões pode variar de pessoa para pessoa, dependendo da idade das estrias e das características da pele do paciente. Uma dúvida em relação ao laser é se ele causa dores durante a aplicação. Na realidade, pode haver um incômodo, mas ele é bem tolerado e é possível aplicar anestesia para garantir o bem-estar do paciente. 

Cuidados antes e após a sessão de laser
Algumas vezes é necessário fazer um tratamento preventivo com o médico para herpes e bactérias sete dias antes da aplicação do laser. Antes da sessão, a pele precisa estar completamente limpa e desengordurada. Também é importante que a pele não esteja bronzeada. 

Após o procedimento, siga as recomendações do profissional e tenha atenção aos cuidados:

  • . Evitar exposição solar durante 15 a 20 dias depois da aplicação do laser, até para evitar as manchas;
  • . Utilizar filtro solar de proteção alta na região tratada;
  • . Tomar bastante água e hidratar bem a região com o produto indicado pelo profissional.
Além das estrias, o laser CO2 fracionado pode ser indicado para diversos tratamentos. É indicado para pessoas que buscam rejuvenescimento da pele, remoção de cicatrizes cirúrgicas, cicatrizes de acne, manchas de acne e manchas em geral, olheiras com pigmentação escura, ou melhora no aspecto da flacidez facial como nas pálpebras por exemplo.

Em caso de dúvidas, consulte um dermatologista. A clínica Derm Way está à disposição para sanar suas dúvidas. Telefone para contato: (31) 3773 1234. A clínica está localizada na Rua Princesa Isabel, 245, Centro em Sete Lagoas e atende de Segunda a Quinta de 08 às 17:30h e Sexta de 8h às 17h.

imagem

Veja Mais