Fisioterapia está entre as áreas que mais cresceram na pandemia

UNA prepara futuros profissionais para o atual mercado de trabalho que deverá continuar aquecido no pós-pandemia

02/07/21 - 09:52

O curso de Fisioterapia da UNA Sete Lagoas terá sua primeira turma de formandos no final de 2021, quando a Una completa 60 anos. Tradição e jovialidade são marcas da faculdade que tem investido fortemente nos cursos da área da Saúde. Quem opta pela carreira de Fisioterapia tem pela frente um leque de opções de campos de atuação com perspectivas positivas diante do crescimento da expectativa de vida da população e da busca por bem-estar integral. Há possibilidades nas áreas da fisioterapia cardiovascular, neurofuncional, estética, gerentológica, pediátrica, desportiva, entre tantas outras. 

Para os professores, uma carreira bem sucedida tem início na busca por uma instituição de qualidade e reconhecida no mercado. Na Una, um dos diferenciais está nas oportunidades de fazer parte de projetos de extensão que aproximam o futuro fisioterapeuta da prática clínica, estágios em diferentes ambientes da saúde, rotinas clínicas inovadoras e atendimento social à comunidade.  Essas experiências contribuem para uma formação sólida baseada em fundamento teórico e prática. 

Entre os projetos de extensão na área de fisioterapia está o UNA in Company - Unidos pela saúde do colaborador, que desenvolve gratuitamente ações para empresas. O objetivo do programa é proporcionar experiência profissional aos alunos e melhorias na ergonomia física, cognitiva e organizacional dos trabalhadores. “O programa é benéfico para todas as partes envolvidas. Nele, os alunos têm a oportunidade de aprender colocando a mão na massa, contribuindo para o crescimento da empresa onde está atuando, ao mesmo tempo em que vai desenvolvendo as competências profissionais necessárias”, comenta o diretor da unidade Bruno Antunes Soares.

A graduação de Fisioterapia na Una Sete Lagoas é ofertada no turno noturno e possui 4,5 anos de integração, com um corpo docente de professores da cidade e de Belo Horizonte que dominam as especificidades locais e possuem titulações de mestres e doutores.  

Outro grande diferencial do curso de Fisioterapia é o recente investimento na Clínica Integrada de Saúde da Una. O espaço, que hoje conta com mais de 200 metros quadrados, passará por nova expansão em agosto. O ambiente permite que os alunos, sob a supervisão de preceptores fisioterapeutas experientes, realizem atendimentos à comunidade, de forma gratuita.  

imagem

O índice de empregabilidade da fisioterapia que já era alto, aumentou nos últimos meses. Segundo Cristina Mendes, coordenadora dos cursos da Saúde, com a pandemia, a demanda por fisioterapeutas cresceu em aproximadamente 500%. “Houve uma grande alta na demanda por fisioterapeutas que têm habilitação em fisioterapia respiratória e cuidados intensivos. Na Clínica Integrada da Saúde, um dos atendimentos visa o desenvolvimento de habilidades da área cardiorrespiratória para atender pacientes com doenças cardíacas ou respiratórias. Temos acolhido e atendido pacientes que enfrentam problemas pós-Covid”, conta. 

Outras áreas como a de ortopedia e neurologia também são contempladas na clínica e nos estágios.  A formação rica em experiências práticas, com 800 horas de vivência profissional, em um ambiente inovador e estruturado com recursos de ponta, atende à grande expectativa do mercado garantindo empregabilidade e crescimento na carreira dos egressos da Una Sete Lagoas.

Veja Mais