Sáude Cardíaca

Conheça o ClaCs.  Tratamento Inovador de Varizes

26/02/21 - 08:28

Por Dr. Jahir Richard

Dr. Jahir Richard 

Uma queixa frequente no meu dia a dia no consultório, especialmente entre as mulheres, são as varizes e vasinhos. O aparecimento e avanço desse problema tem influência hereditária e pode causar desconforto estético, sintomas limitantes e complicação como feridas na perna e predispor a trombose.

Os vasinhos são um sinal de alerta e, mais do que isso, é apenas uma queixa estética de um problema mais complexo. Dizemos que é a ponta do iceberg. Por isso, o tratamento de varizes e vasinhos deve ser feito por médico (a) especialista em angiologia e cirurgia vascular.

Varias técnicas podem ser empregadas, porém, sempre visando a excelência de resultados. Isto se faz através de um planejamento de tratamento individualizado, não existindo receita de bolo, e dentre estas técnicas, temos o Clacs, que revolucionou o tratamento de varizes e vasinhos na última década.
 
O CLaCS (Criolaser & Crioescleroterapia) é um tratamento inovador para eliminar as varizes e vasinhos, mais rápido e menos doloroso que os tradicionais. Duas técnicas que quando associadas se potencializam. O Criolaser consiste na aplicação de anestesia  local pelo frio e laser. A crioesclero consiste na aplicação de anestesia local pelo frio e  injeção de substância Líquida.

Com o procedimento guiado  pela realidade aumentada (VeinViewer) , aumenta-se a eficácia do resultado,tratando as varizes nutridoras dos vasinhos com menos dor e menos picadas.

A técnica pode  eliminar  a necessidade de uma cirurgia , atinge também uma maior quantidade de vasos que podem ser tratados com menos sessões.
 
Vantagens do CLaCS:
● Segurança.
● Menor número de sessões para remoção dos vasinhos;
● Mais rapidez no tratamento;
● Em alguns casos, substitui a cirurgia convencional;
● Não precisa de repouso após o procedimento;
● Não há limitações de atividades físicas;
● Tem maior precisão com a utilização da realidade aumentada.

Contra-Indicações
A gravidez é uma contra-indicação  para tratamento com o ClaCS, sendo o ideal esperar até 06 meses do parto para ter melhores resultados de tratamentos.

Dr. Jahir Richard

Mestre em Cirurgia Vascular pela  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).