Saúde Bucal

Sobre a fluorose dental e dentes manchados

05/11/21 - 09:24

Por Dr. Juliano Alves Roque

Dr. Juliano Alves Roque

A fluorose dental se caracteriza por manchas brancas nos dentes. As manchas são percebidas logo na erupção (“nascimento”) dos dentes das crianças. Afetam frequentemente os dentes permanentes, mas também podem afetar dentes decíduos (“de leite”). Podem ter diferentes intensidades, desde linhas finas, manchas grandes ou podem alterar toda a cor do dente. Em casos mais graves, aparecem manchas acastanhada ou marrom. A doença pode afetar alguns ou todos os dentes, sempre de forma simétrica.

A fluorose acontece pela absorção de fluoreto (flúor) durante a formação e calcificação do esmalte dental, ou seja, entre o quarto mês de gestação até os 8 anos de idade aproximadamente. A pigmentação acontece na formação do dente, mas só é percebida após a erupção. 

Esses altos níveis de fluoreto vêm do consumo excessivo de flúor contido na água, em alimentos industrializados ou com a ingestão descontrolada de creme dental com flúor pelas crianças. As crianças pequenas não tem a capacidade de cuspir e assim podem engolir grandes quantidades de creme dental com flúor.

Na grande maioria dos casos, as manchas são pequenas e quase imperceptíveis. Em outros casos a estética do sorriso é muito prejudicada, podendo deixar a criança bastante inibida e constrangida pela aparência dos seus dentes. 

Para evitar o surgimento da fluorose, os pais e outros responsáveis devem ficar atentos à quantidade de flúor ingerido pelos seus filhos. A higienização da boca dos bebês menores de 6 meses, ainda sem dente, deve ser realizada com uma gaze úmida ou dedeira de silicone massageando a gengiva.

Já os bebês com dentes, a higienização deve ser feita com uma escova macia e de cabeça bem pequena. Para incentivar o hábito de higiene bucal pode-se deixar as crianças escovarem os dentes sozinhas com creme dental sem flúor. Posteriormente deve-se fazer uma escovação supervisionada com creme dental com flúor. A quantidade de creme dental indicada é equivalente a meio grão de arroz cru, até os 3 anos. Para as crianças de 3 a 7 anos, a escova deve ser pequena e macia e a quantidade de creme dental deve ser equivalente a um grão de arroz cru. Já as crianças a partir dos 7 anos, a escova de ser pequena e macia e a quantidade creme dental deve ser igual a um grão de ervilha.
As manchas de fluorose são permanentes e não desaparecem espontaneamente. No entanto existem tratamentos que amenizam o problema e até mesmo eliminam as manchas completamente. 

Quando as manchas são discretas, não há necessidade de intervenção. Manchas ligeiramente mais claras podem ser resolvidas com o clareamento, igualando cor dor dentes. Quando as manchas são mais nítidas, uma das opções de tratamento disponíveis é a microabrasão, na qual o dentista realiza um pequeno desgaste na superfície dos dentes, retirando apenas a parte superficial afetada pelas manchas, sem danos à estrutura dentária.

Quando o problema é mais intenso e não responde aos procedimentos citados acima, é preciso recorrer a métodos mais invasivos. Nesses casos, as facetas de porcelana ou resina são recomendadas para cobrir a parte afetada pelas manchas, no entanto necessitam de um desgaste na estrutura dentária afetada.

O flúor é importante fator para diminuição da cárie, mas seu uso deve ser sempre supervisionado por um adulto.

imagem

Dr. Juliano Alves Roque

Especialista e Doutor em Ortodontia
Elodente Clínica Odontológica
Instagram: @elodenteclinica
E-mail: elodente@hotmail.com

3776-8400 / WhatsApp: 9 8878-8400

 

 

Veja Mais