Saúde Bucal

Selamento dental

05/03/21 - 08:27

Por Dr. Juliano Alves Roque

DR. JULIANO ROQUE

Algumas variáveis facilitam o surgimento da cárie em crianças, uma dessas é a maior porosidade dos dentes recém irrompidos (“nascidos”). Outro fator é uma recorrente dieta cariogênica, rica em alimentos açucarados, associada a uma resistência das crianças à escovação dos dentes. Além disso, a anatomia dos dentes molares, tanto os decíduos (“de leite”) como os permanentes, têm um formato peculiar com sulcos e fissuras profundos que facilitam acúmulo de alimentos e dificultam a higienização. Todos esses fatores tornam os molares das crianças mais susceptíveis ao aparecimento de lesões de cárie. 

Um procedimento indicado para proteger esses dentes mais susceptíveis é o selamento dental. Trata-se de uma aplicação de uma fina camada de um material específico nos sulcos dos dentes. Esses selantes dentais são estéticos, normalmente brancos ou transparentes, e são utilizados em dentes que naturalmente possuem sulcos e fissuras, geralmente os dentes posteriores mas podem ser indicados em dentes anteriores caso possuam variação anatômica com sulcos profundos. O selante preenche os sulcos e fissuras, torna a superfície dental menos irregular, evita o acúmulo de restos alimentares e a formação da placa bacteriana além de facilitar a remoção destes durante a escovação.

Existem vários tipos de materiais usados para selamento dos dentes. Alguns têm na sua composição o flúor, que é um importante aliado na prevenção da cárie.
O procedimento de selamento dos dentes pode ser dividido em dois tipos: o não invasivo, onde o dente encontra-se hígido e o selante é aplicado nos sulcos após uma simples limpeza da superfície; e o invasivo, onde o dente apresenta lesões iniciais de cárie que são removidas antes da aplicação do selante.

Vale ressaltar que o selamento é mais uma medida de proteção, e sozinho não evita a cárie. Outras medidas continuam necessárias como uma dieta equilibrada evitando consumo em excesso de açúcar, uma correta higienização bucal e consultas regulares com odontopediatra.

imagem

Dr. Juliano Alves Roque

Especialista e Doutor em Ortodontia
Elodente Clínica Odontológica
Instagram: @elodenteclinica
E-mail: elodente@hotmail.com

3776-8400 / WhatsApp: 9 8878-8400

 

 

Veja Mais