Saúde Bucal

Lente de contato dental

01/10/21 - 08:37

Por Dr. Juliano Alves Roque

Dr. Juliano Roque

O sorriso é a linguagem universal da gentileza. Um sorriso genuíno estabelece uma comunicação antes mesmo que alguma palavra seja dita. Por isso o sorriso está em evidência tanto em uma conversa informal como em fotos ou vídeos. Dentes desalinhados, escurecidos, fraturados ou desgastados são facilmente percebidos em um sorriso pela maioria das pessoas. Como consequência desses problemas, a qualidade de vida e a autoestima do indivíduo acabam sendo afetadas de maneira negativa. Os cirurgiões-dentistas estão atentos para esses aspectos durante a avaliação do sorriso dos pacientes.

Uma alternativa para resolver esses problemas pode ser a lente de contato dental. Trata-se de uma prótese de porcelana com uma espessura super fina, translúcida e com grande durabilidade. A lente de contato dental é um tratamento estético fixo e duradouro, no qual coloca-se uma “capa” de porcelana no dente, podendo assim alterar o seu formato, altura, contorno, cor e alinhamento, deixando o seu sorriso natural e com uma aparência bonita e saudável. As lentes de contado também são indicadas para as pessoas que possuem diastemas (dentes separados) ou dentes com tamanhos irregulares que promovem incômodo estético.

Antes da colocação das lentes é feita uma avaliação geral da condição da saúde bucal e eventual tratamento. Então é feito um molde dos dentes e registro fotográfico do sorriso. Um diagnóstico e plano de tratamento são elaborados levando em consideração a cor, o tamanho, o posicionamento dos dentes e a interação com os lábios e a face do paciente. São confeccionadas lentes provisórias para que o paciente possa avaliar como ficarão os futuros dentes. Após a aprovação pelo paciente as lentes definitivas são produzidas e, por fim, aplicadas em uma única sessão. A colocação das lentes é simples, conservadora e indolor.

A grande vantagem de se colocar as lentes é a minimização do desgaste dentário, em virtude das estruturas finas dos materiais. Em muitas situações, nenhum desgaste é realizado, de modo a preservar toda a estrutura dentária natural.

A odontologia busca equilibrar saúde, ciência e estética para entregar resultados cada vez mais satisfatórios.

imagem

Dr. Juliano Alves Roque

Especialista e Doutor em Ortodontia
Elodente Clínica Odontológica
Instagram: @elodenteclinica
E-mail: elodente@hotmail.com

3776-8400 / WhatsApp: 9 8878-8400

 

 

Veja Mais