Invisalign – O aparelho ortodôntico invisível

04/12/20 - 09:38

Invisalign é um tipo de alinhador transparente, ou seja, um aparelho ortodôntico praticamente invisível e é uma alternativa ao tratamento convencional. É confeccionado com um material transparente e muito fino e se adapta perfeitamente aos dentes. Sua alta elasticidade e proporciona força suave e constante para melhor controle do movimento dentário e melhor ajuste do alinhador. 

O tratamento é feito com uma sequência pares de alinhadores feitos sob medida, movimentando os dentes gradativamente. Cada alinhador é ligeiramente diferente do anterior e assim movimentam os dentes da posição inicial até a posição ideal. 

O sistema mais completo de alinhadores e que tem destaque no mercado é o Invisalign. Nesse sistema, a etapa inicial é o diagnóstico, que é feito através de exame clínico, radiografias e um escaneamento dos dentes que gera um modelo digital tridimensional em substituição ao modelo de gesso tradicional. 

O plano de tratamento é feito com o auxílio do software de planejamento 3D específico do sistema. Este permite que o ortodontista credenciado faça planos de tratamento mais precisos e personalizados, com uma visão clara de todo o desenvolvimento do tratamento. 

Uma vez aprovado, o plano de tratamento, o modelo digital do paciente é enviado para a empresa onde os alinhadores são produzidos, através de estampagem sobre modelos confeccionados em impressoras 3D e cortes precisos são feitos a laser por braços robóticos. Após a produção, os alinhadores são enviados por uma transportadora até a clínica do ortodontista credenciado. 

A troca dos alinhadores é feita semanalmente e os dentes se movem gradativamente. Todo o desenvolvimento do tratamento é acompanhado pelo ortodontista credenciado, garantindo que os objetivos do plano de tratamento estejam sendo alcançados. Também pode ser necessária a colagem de acessórios, na cor do dente, para aumentar a retenção dos alinhadores. 
A principal vantagem do sistema Invisalign é que durante o tratamento, os alinhadores podem ser retirados para comer, escovar os dentes, passar fio dental e para ocasiões especiais. Não utiliza fios ou metais que comprometem a estética. 

As desvantagens do sistema Invisalign são a necessidade de disciplina e adesão ao tratamento por parte de paciente, usando os alinhadores por pelo menos 20 horas por dia e custo maior quando comparado ao tratamento com aparelho ortodôntico metálico convencional. 

Conseguir movimentos dentários previsíveis sempre foi um dos principais objetivos da ortodontia. Os alinhadores foram desenvolvidos para atender pacientes que desejam grandes resultados e conforto durante o tratamento. O tratamento com alinhador transparente é um dos avanços ortodônticos mais relevantes da atualidade.

Dr. Juliano Roque / Especialista e Doutor em Ortodontia
Elodente Clínica Odontológica - Telefone: 3776 8400 / WhatsApp: 98878 8400
Instagram: @elodenteclinica / Email: elodente@hotmail.com