Saúde Bucal

Dr. Juliano Roque | Coroas de porcelana

06/11/20 - 08:00

Por Dr. Juliano Alves Roque

A perda de dentes é uma das situações mais desagradáveis relacionada à saúde bucal. O sorriso é uma parte importante da autoestima e, consequentemente, a falta de um dente pode afetar seriamente a alegria e autoconfiança.

 

O dente é didaticamente dividido em duas partes: raiz e coroa, sendo a coroa a parte visível do dente. As coroas dentárias de porcelana (sistemas cerâmicos) são amplamente utilizadas para substituição das coroas perdidas ou danificadas. Atualmente tem havido um substancial desenvolvimento dos sistemas cerâmicos, tornando-os confiáveis, resistentes e com resultados previsíveis. As cerâmicas odontológicas, além de quimicamente estáveis, apresentam alta resistência mecânica e têm propriedades ópticas similares às estruturas dentárias, o que lhes garantem um destaque entre os materiais restauradores estéticos.

 

A técnica de restauração de dentes usando cerâmicas odontológicas pode ser usada para recuperar coroas parcial ou totalmente danificadas por cárie, traumatismo ou desgaste excessivo.

A coroa total de porcelana é utilizada quando a coroa original do dente foi danificada completamente, podendo ser colocadas sobre raízes dentárias naturais ou sobre um implante. Em caso de múltiplas ausências dentárias, as coroas de porcelana podem ser unidas entre si, formando uma prótese parcial fixa (ponte fixa), proporcionando assim um maior conforto ao sorrir, falar e mastigar. Isso proporciona também uma sensação de segurança maior ao paciente, impactando diretamente no seu bem-estar.

A indicação de cada sistema cerâmico deve ser feita de maneira criteriosa, levando em consideração a resistência mecânica do material, a região que deverá ser restaurada e a forma de união entre o dente e a restauração, a fim de garantir a função, a estética e a longevidade do tratamento.

 

A coroas de porcelana são produzidas de forma indireta. É feito um preparo da raiz ou dente comprometido, fazendo um encaixe para coroa protética. Logo em seguida é feita uma moldagem que gera um modelo o qual é enviado para o laboratório especializado junto com especificações precisas de formato, cores e translucidez. Até a produção da coroa definitiva o paciente fica com uma coroa provisória.

Atualmente, o mercado dispõe de materiais cerâmicos com elevadas propriedades mecânicas, que possibilitam a confecção de restaurações cerâmicas livres de metal tanto na região anterior quanto na região posterior onde a força de mastigação é maior.

 

As coroas de porcelana podem durar uma vida inteira. Praticar bons hábitos de higiene como a escovação com creme dental com flúor três vezes ao dia e utilização de fio dental diariamente é importante para garantir essa longevidade. Além disso é necessário um controle periódico para profilaxia, polimento e verificação adaptação das coroas.

 

imagem

 

Dr. Juliano Roque

Especialista e Doutor em Ortodontia

Elodente Clínica Odontológica

Telefone: 3776 8400 / WhatsApp: 98878 8400

Instagram: @elodenteclinica

Email: elodente@hotmail.com

 

 

Dr. Juliano Alves Roque

Especialista e Doutor em Ortodontia
Elodente Clínica Odontológica
Instagram: @elodenteclinica
E-mail: elodente@hotmail.com

3776-8400 / WhatsApp: 9 8878-8400

 

 

Veja Mais