Sete Dias Indica

Sétima Arte: Super - Uma boa sacada

14/03/21 - 07:55

Por Sétima Arte

Wellberty Hollyvier D’Beckher*

Misture uma boa ideia, um elenco acima da média, um diretor criativo, um roteiro inteligente e sarcástico, bata tudo no liquidificador e o resultado é Super, um filme extremamente engraçado e violento na mesma medida.

A história começa quando Frank D’Arbo (Rainn Wilson) perde a esposa drogada Sarah (Liv Tyler) para Jacques (Kevin Bacon) ficando completamente desnorteado e com alucinações. Depois de ver um programa de TV com um super herói gospel, ele tem um chamado (uma alucinação, na verdade) e então cria o personagem mais improvável do mundo: The Crimons Bolt, um herói acima do peso, sem nenhum talento para combater o crime e de uma incompetência ímpar.

Para compor seu personagem, Frank vai até uma loja de quadrinhos a procura de HQs de heróis sem poderes e lá ele encontra a vendedora nerd Libby (Ellen Page), que a medida que Frank passa a ir chamando a atenção da mídia com seu jeito incomum de combater o crime,  ela começa a desconfiar que Frank é também na verdade The Crimons Bolt e, quando tem essa certeza, passa a ser sua assistente, a heroína  Boltie.

O filme pode parecer parecido com Kick-Ass, do mesmo ano, dirigido por Mattew Vaughn. Mas enquanto Super é uma ideia original, Kick-Ass é baseado nos quadrinhos de mesmo nome escrita por Mark Milarr e desenhada por John Romita Jr. Mas os dois são completamente diferentes: o filme de James Gunn é muito mais visceral e às vezes propositalmente trash. O diretor consegue criar imagens surreais e extremamente engraçadas.

Super ganha outro escopo quando Boltie entra em cena. Ela é ainda mais insana e verborrágica que Frank, e tem serias propensões a violências extremas. Os dois juntos potencializam tudo, desde a violência a comédia, do sexo ou diálogo nonsense.  Em um tempo em que se fala tanto de empoderamento feminino, Super mostra que uma jovem mulher pode, sim, ser uma super heroína mesmo sem poder algum, apenas com armas e os próprios talentos de luta.

No início, The Crimons Bolt passa as noites vigiando as ruas e esperando algum crime acontecer para agir. Ele impede um traficante, um podófilo, um assalto e outras várias coisas assim pequenas. Com a entrada de Boltie em cena eles escolhem um grande inimigo e vão com tudo para cima dele. O resultado é hilario e sangrento.

O filme pode ser visto na Amazon Prime. Nota 9\10
 

 *Wellberty Hollyvier é formado em artes cênicas pela UFMG, pela faculdade do Rio em crítica e análise de filmes, além de cinéfilo desde os dez anos de idade.

Sétima Arte

Sétima Arte

Veja Mais