Sem Reserva - Pedido de CPI

19/07/21 - 08:53

Os vareadores Ivson, Carol Canabrava, Junior Sousa e Heloísa Frois. Foto: Ascom Câmara Municipal
Os vareadores Ivson, Carol Canabrava, Junior Sousa e Heloísa Frois. Foto: Ascom Câmara Municipal

Os vereadores Carol Canabrava (Avante), Junior Souza (MDB), Heloisa Frois e Ivson (CIDADANIA), apresentaram na reunião da Câmara Municipal de terça-feira (13), requerimento solicitando a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 em Sete Lagoas. A proposta de CPI tem como objetivo apurar a atuação e utilização dos recursos públicos pela prefeitura no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus na cidade.

SÓ QUATRO
Para a instauração automática da CPI, conforme consta na Constituição Federal, o requerimento precisa de seis assinaturas, mas o documento tem apenas quatro, dos vereadores Carol Canabrava, Junior Sousa, Heloisa Frois e Ivson (foto abaixo). O mesmo seria apreciado no plenário, mas o vereador Caio Valace (Pode) solicitou vistas do documento e, até sua análise, a proposta fica parada.

PATRUS ATENDE
O deputado federal Patrus Ananias (PT) destinou, por meio de emenda parlamentar, recursos na ordem de R$ 400 mil, do Ministério da Saúde, para o Hospital Nossa Senhora das Graças. O dinheiro deve ser utilizado para a aquisição de insumos para o setor de hemodiálise da unidade. A destinação foi em atendimento, como está claro no Ofício 135/2021, a requerimentos dos petistas sete-lagoanos Carolina Cabral Loiola e Flávio de Castro.

BUSCA DE CONSENSO
O ex-vereador e atual presidente da Fumep, Cláudio Caramelo, afirmou que lideranças políticas de Sete Lagoas e região precisam ter juízo para a eleição do próximo ano. “Todo mundo tem direito a se candidatar. Mas só teremos condições de eleger pelo menos um deputado federal e dois deputados estaduais, caso não seja lançado um caminhão de candidatos. Da minha parte, farei o que for possível pela busca de consenso. Esse é meu compromisso”, afirmou.

COBRANÇAS
A vereadora Heloisa Frois ressaltou que a fiscalização nas escolas vai continuar, mesmo com o retorno de boa parte dos alunos a partir de agosto para as aulas presenciais. “Sobre a fiscalização dos postos de saúde, alguns estão com problemas de mofo na sala de medicação e não podemos ter dois pesos duas medidas. O mesmo que a Vigilância Sanitária exige de consultórios particulares deve ser exigido do município, que deve dar o exemplo”, afirmou.

HORÁRIO ESTENDIDO
O vereador Ivson quer que o SAAE melhore e amplie os canais de atendimento à população. “Vamos encaminhar requerimento para que seja estendido o horário de atendimento do SAC até às 19h. E que também que seja mais divulgado o número 115, bem como a criação de um canal para atendimento via WhatsApp”, sugeriu.