Vem aí a Copa Amav 2022 e o maior projeto de plantio de árvores da região

16/05/22 - 15:49

Maior segurança em toda região também foi tema da reunião. Na foto, da es. para dir., Duílio de Castro (prefeito de Sete Lagoas), Édson Vargas (prefeito de Funilândia e presidente da Amav), Jocimar Brandão (prefeito de Prudente de Morais), e coronel Muril
Maior segurança em toda região também foi tema da reunião. Na foto, da es. para dir., Duílio de Castro (prefeito de Sete Lagoas), Édson Vargas (prefeito de Funilândia e presidente da Amav), Jocimar Brandão (prefeito de Prudente de Morais), e coronel Muril

No dia 12 de maio foi realizada a primeira reunião ordinária de 2022 da Associação dos Municípios do Alto Rio das Velhas (Amav), sediada em Sete Lagoas. Na pauta, assuntos importantes e que vão movimentar a região. O primeiro, é a realização da Copa Amav de Futebol, competição regional que será disputada entre as cidades que compõe a associação. O início está marcado para outubro. 

Outro assunto é referente ao meio ambiente. Dando continuidade ao projeto apresentado em novembro do ano passado, em Funilândia, o professor Evandro Neiva, fundador da Rede Pitágoras de Ensino, compareceu à reunião e falou sobre a proposta de plantio de espécies de árvores nativas na região. Como bem definiu ex-Ministro da Agricultura e um dos padrinhos do projeto, Alysson Paolinelli, “o que seria a maior floresta tropical plantada do mundo”. 

Na oportunidade, foi discutido o plano estratégico para que o projeto seja iniciado. O prefeito de Funilândia e presidente da Amav, Édson Vargas aprovou a experiência do Projeto 5S – metodologia utilizada pela Rede Pitagorás - em escolas do município e espera o mesmo sucesso no plantio de árvores em toda a região. 

“A importância dos municípios é grande no sentido de conscientizar população e produtores rurais sobre a necessidade de restaurar áreas de proteção permanente e produtoras de água. O produtor rural vai conseguir explorar o que tem de melhor em sua terra, mas de maneira sustentável e verde, ao promover essa restauração ambiental, que vai acompanhar o plantio de árvores, afirmou Édson Vargas.

Por fim, dentre dos três principais assuntos pautados, o comandante regional da 19ª Região da Polícia Militar, coronel Murilo César Ferreira, se reuniu com os prefeitos onde falou sobre a importância de maior sinergia entre a PM e os municípios que integram a Amav. Em busca de maior segurança em toda área de abrangência da 19ª RPM, o comandante ressaltou sua forma de atuar, que tem como foco muitas operações em campo e qualificação do trabalho do Serviço de Inteligência, bem como a importância da participação dos municípios nessa busca. 

Participaram do primeiro encontro da Amav prefeitos ou representantes dos seguintes municípios: Prudente de Morais, Matozinhos, Sete Lagoas, Cordisburgo, Paraopeba, Cachoeira da Prata, Fortuna de Minas, Jequitibá, Funilândia, Matozinhos, Capim Branco, Santana de Pirapama, Inhaúma e Papagaios, além de convidados.

imagem
Secretários/Representantes do Esporte de cada município
compareceram para tratar da Copa Amav de Futebol
imagem
Édson Vargas, Evandro Neiva (presidente da Rede Pitagorás) e a professora Tânia Nogueira
 

imagem
Reunião teve boa presença de prefeitos e convidados

Veja Mais