Retrato em Branco & Preto - A arquitetura como encontro, cultura, harmonia e qualidade de vida

29/03/21 - 07:24

CHICO MAIA

Na Galeria A+Art’s (Rua Floriano Peixoto 283), os arquitetos sete-lagoanos Edson Marinho (Tuís) e Regina Márcia Moura, durante a exposição OutrOlhar por Regina Marcia, dezembro de 2016, em comemoração dos 30 anos de profissão da Regina. Eles foram sócios por 19 anos e mantém a amizade por uma vida inteira.

Esta sintonia vem desde 1986, quando trabalharam juntos no Instituto Estadual de Florestas – IEF -, na área de Parques e Jardins. Tuis era o chefe do departamento. Se tornaram sócios no escritório de arquitetura Arqduo Arquitetura e Afins.

Atualmente, apesar de estarem em carreira solo, têm forma semelhante de pensar e agir: viajar, participar de congressos, feiras, cursos, exposições, que propiciam a expandir horizontes, a conhecer novos conceitos, novas pessoas, novos lugares, novos materiais. O que reflete no trabalho dos dois.

Entendem que um projeto precisa transmitir leveza, simplicidade de formas, com elegância, harmonia e bom gosto. Que seja personalizado, suprindo as necessidades solicitadas, oferecendo sempre algo a mais a nível de bem estar e afetividade, transformando espaços que transmitam qualidade de vida e bem viver!

Sobre Sete Lagoas: “Olhando para a nossa cidade, cresce uma enorme tristeza ao vermos as fotos antigas postadas pelo Grupo “Retalhos do Passado” (Facebook) ao comparar com a atual paisagem urbana. Bate uma emoção ao percebermos a desvalorização dada ao nosso patrimônio histórico”...

Entendem que faz parte da educação de um povo ter sua história escrita pelo tempo. Arquitetura se insere neste contexto!

Mas, não só de passado vive uma cidade e Sete Lagoas possui um enorme potencial de recursos naturais pouco explorado que poderiam reverter-se não só na melhoria na qualidade de vida de moradores, quanto na geração de identidade e recursos para o município.

Projetos urbanísticos de peso, propiciariam nova forma de ver, sentir e viver a cidade. Podemos citar como exemplo bem sucedido a Urbanização da Lagoa da Boa Vista.

Cabe citar aqui também a importância da valorização da cultura no desenvolvimento e formação do ser humano.

Em 2015, Regina Márcia, junto com Dmetrius Cotta, Maria Naghetini, Cappucci Júnior, Sandra Cappucci, Alan Keller, Cristiane Avelar, o saudoso Carlos Botelho e Celenia Tavares, fundaram o Instituto Veredas de Cultura e Multimídia, visando fomentar a cultura e arte na cidade. Promoveram o Festival Veredas De Humor de Sete Lagoas, prestando homenagem ao conterrâneo Zacarias, um dos ícones do humor nacional. Foram 30 dias de intensa movimentação com a presença de alguns dos maiores cartunistas e chargistas de Minas e do Brasil, como Duke, Lute, Aragão, Leite, Paulo Werner, Tito Petri, Edra, Luciano Magno, Erthal, Alves e Rafael Sete. De Sete Lagoas, oficinas do Cappucci Jr, Bruno Lanza, atuações do Grupo Boi da Manta, apresentação da Cia de Dança Paraopeba, apresentação de Stand Up, caricatura livre e palhaços pela cidade.

“Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final (Ana Carolina)”.

Foto: Galeria A+ Art’s

Veja Mais