Nossa Gente - Lembranças da Taberna, Iporanga e Sem Nome

03/05/21 - 12:09

Roberta Lanza

Em entrevista ao SETE DIAS, o médico urologista Dr. Gelbert Luiz Chamon do Carmo Amorim, 48 anos, fala sobre sua juventude em Sete Lagoas, locais que marcaram uma geração e deixaram saudades, além de sua trajetória profissional. “Recentemente realizei outra especialização em Cirurgia Robótica na Feluma. Atualmente trabalho na Prefeitura de Sete Lagoas, na Santa Casa de Belo Horizonte, na minha clínica de urologia - Med Life - e atuo em todos hospitais da cidade”, conta. Confira:

Quem é o Dr. Gelbert e quais as suas lembranças de infância e juventude em Sete Lagoas?
Sou filho de Almir Eustáquio Amorim, aposentado como administrador de empresas na Cemig, e Chirlene Chamon do Carmo Amorim, minha amada e finada mãe que foi a primeira oficial de justiça do trabalho de Sete Lagoas.  Minha esposa é Janice Carmen Kilesse e meus filhos Maria Alice e Henrique. 
Estudei no jardim de infância CDC, no grupo Arthur Bernardes e no colégio Dom Silvério. Minhas lembranças da infância são de ir no cinema ver os filmes dos Trapalhões, brincar na pracinha onde hoje é a feirinha (antes, Praça de Esportes), ir ao Clube Náutico e brincar na rua com os vizinhos. Na juventude, sair com os amigos que tenho até hoje, ir ao Iporanga, Taberna e Sorveteria Sem Nome. 

imagem

O que o motivou a escolher ser médico?
Escolhi ser médico por gostar de ajudar ao próximo podendo diminuir o sofrimento alheio. O que também me influenciou foi o fato de ver atuação de meus tios que são e foram médicos no Espírito Santo.

Qual sua trajetória profissional?
Passei no vestibular na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais. Posteriormente, já no 5 ano, iniciei estágios na Santa Casa de Belo Horizonte e no Hospital João XXIII.
Fiz especialização em cirurgia ainda na Santa Casa de BH na equipe do Dr Ludercio e então iniciei urologia na equipe do Dr Paulo Roberto, no mesmo hospital. 
Em 2003 assumi a Coordenação da Residência Médica da Santa Casa, na área de urologia, a qual permaneço até o momento atual. Ainda na Santa Casa conclui meu mestrado.  Em 2000 fiz um estágio na Califórnia (Estados Unidos) com o apoio do Rotary Clube e também concluí uma especialização em Preceptoria Médica no Hospital Sírio Libanês.   Juntamente com os colegas Dr Caio Dutra e Dr Aluísio, iniciamos a Comissão de Residência Médica (Coreme) no Hospital Municipal de Sete Lagoas, com vagas de medicina saúde e família e cirurgia geral inicialmente (hoje, pré requisito). Recentemente realizei outra especialização em Cirurgia Robótica na Feluma. Atualmente trabalho na Prefeitura de Sete Lagoas, na Santa Casa de Belo Horizonte, na minha clínica de urologia - Med Life - e atuo em todos hospitais da cidade.

Qual lugar que mais gosta na cidade? 
O lugar que mais gosto em Sete Lagoas é o Parque da Cascata, que infelizmente está fechado.

De quê Sete lagoas mais precisa atualmente?
Sinto que Sete Lagoas, pelo porte da cidade, carece de hospitais médicos de referência focados na medicina de ponta. Se compararmos nossa cidade com uma cidade como Divinópolis, notamos uma discrepância enorme em termos de recursos de saúde e número de instituições hospitalares. Acredito que muito disso às vezes se deve pela proximidade de Belo Horizonte. Mas Sete Lagoas, apesar disso, vem evoluindo muito e ainda tem muito a evoluir.

imagem

Veja Mais