Motor FPT F1A, produzido em Sete Lagoas, foi pensado sob medida para missões de entregas urbanas

21/07/20 - 14:00

Propulsor da FPT Industrial consome até 10% menos combustível, entregando confiabilidade e máximo rendimento para a crescente demanda de veículos leves que atuam no e-commerce

 

Com 2,3 litros, 16 válvulas e 130 cv de potência, motorização produzida em Sete Lagoas (MG) foi precursora na tendência global de downsizing

 

Um dos maiores sucessos da categoria, o motor FPT F1A, da FPT Industrial, é sinônimo de confiabilidade e máximo rendimento para o dia a dia das entregas urbanas. Resultado dos mais de 35 anos de experiência da marca da CNH Industrial na fabricação de produtos para veículos comerciais leves, o propulsor produzido em Sete Lagoas (MG) consome até 10% menos combustível do que concorrentes, sendo pensado, sob medida, para atender a crescente demanda de e-commerce no Brasil, em um momento de desafios para diversos segmentos, como restaurantes, supermercados e empresas de eletroeletrônicos.

 

Presente nos Fiat Ducato e IVECO Daily City, o FPT F1A foi desenvolvido seguindo os critérios das missões de entregas urbanas, com longos intervalos de manutenção. Compacto, com 2,3 litros, 16 válvulas, quatro cilindros e 130 cavalos de potência, foi precursor na tendência global de downsizing, de motores menores e mais leves mas com maior agilidade e desempenho.

 

O conforto do motor é comprovado pela sensação de estar dirigindo um automóvel, bem como um funcionamento com baixas vibrações e ruídos, em média até 5 Db inferiores a outros motores equivalentes. A distribuição de torque e potência é feita de forma inteligente, para que as rotações e o baixo consumo sejam privilegiados em qualquer situação de uso. Tais características tornam o veículo mais agradável de dirigir, resultando em maior produtividade.

 

“Com estes atributos, o FPT F1A garante versatilidade à qualquer aplicação, atendendo com eficácia as novas demandas. A FPT Industrial é uma marca com um amplo portfólio. Seguimos desenvolvendo tecnologias e soluções que atendam à diferentes nichos do mercado”, afirma o especialista de Marketing Produto da FPT Industrial, André Faria.

 

DESEMPENHO E MENORES CUSTOS DE MANUTENÇÃO

 

O FPT F1A vem equipado com injeção eletrônica Common Rail de última geração, sistema de válvula hidráulica que dispensa manutenção e sistema de admissão de ar avançado, projetados para ser os melhores da classe em qualquer aplicação. Os turbocompressores são configurados a minimizar o consumo e proporcionar uma resposta de aceleração imediata.

 

Os sistemas de refrigeração e turbocompressor contribuem de forma significativa para a eficiência termodinâmica do propulsor, bem como para a leveza de funcionamento e as dimensões reduzidas, resultando em manutenções mais fáceis e rápidas.

 

Além disso, o sistema EGR, que recircula os gases de escape, é a solução disponível mais robusta para manter as emissões dentro dos limites estabelecidos pela norma Proconve L6/Euro 5. Dessa forma, o motor da FPT Industrial dispensa a necessidade de utilização do Arla 32, o que, associado ao baixo consumo de combustível, torna o custo de manutenção um dos menores da categoria.

 

“O FPT F1A carrega o DNA inovador e a experiência da FPT Industrial, líder no segmento, com mais de 300.000 unidades da Família F1 produzidas no último ano no mundo”, reforça o diretor de Engenharia da FPT Industrial, Alexandre Xavier.

Veja Mais