Projeto pioneiro lança visita virtual com registros pré-históricos e coloniais na região de Matozinhos 

30/11/21 - 11:16

Ruínas da Fazenda Bom Jardim, em Matozinhos - divulgação
Ruínas da Fazenda Bom Jardim, em Matozinhos - divulgação

Captura de tela da visita virtual_Divulgação

A partir do próximo dia 1º de dezembro, internautas poderão conhecer, por meio de visita virtual e minidocumentário, parte desse rico patrimônio local: a Fazenda Bom Jardim e a Gruta do Ballet. Com lançamento pelo Youtube, às 19h, o passeio propõe um percurso com imagens aéreas e 360º, recursos interativos e conteúdos em diferentes formatos, inclusive em libras e com audiodescrição, por meio de tour virtual e minidocumentário.


O percurso passa por sete pontos de interesse e é guiado por três personagens interativas: Inâe, Babuca e Luzia. Inaê é ambientalista, pescadora e moradora local; Babuca, mulher escravizada que faz parte da cultura oral local; e Luzia, inspirada no fóssil humano mais antigo da América do Sul, que viveu na região há 11 mil anos atrás. Além da imersão 360º, o projeto lança ainda um minidocumentário com entrevistas a antigos moradores da Fazenda, ambientalistas, professores e artistas locais.

A menos de 50km da capital mineira, está localizada uma das maiores concentrações do mundo de cavernas, grutas, pinturas rupestres e sítios arqueológicos. Quem abriga toda essa riqueza é a região de Matozinhos, o quarto município do Brasil em quantidade de cavidades. A cidade já forneceu para pesquisas pelo menos 300 fósseis com mais de 8.000 anos e está entre os cerca de 2% dos municípios brasileiros que possuem pinturas rupestres. Matozinhos faz parte de uma região mais ampla de preservação, a Área de Proteção Ambiental Carste de Lagoa Santa, que contempla ainda os municípios de Confins, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, São José da Lapa e Vespasiano. 

Pinturas rupestres da Gruta do Ballet, em Matozinhos (MG)_Divulgação


Sítios de interesse histórico e arqueológico 
A Gruta do Ballet abriga pinturas rupestres do estilo Ballet, que dão origem a seu nome. Com traço e narrativa únicos na região, os desenhos datam de 8 a 12 mil anos e constituem um patrimônio exclusivo, reconhecido nacional e internacionalmente. O conjunto de painéis de pinturas rupestres da gruta foi denominado por estudiosos como Ritual da Fecundidade, por remeter a uma gestação, a celebrações e a um parto. 


Localizada na Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) da Fazenda Bom Jardim, nas dependências da empresa Cimento Nacional, a Gruta do Ballet é Patrimônio Arqueológico e Espeleológico de Minas Gerais, parte integrante do Conjunto Poções, tombado pelo Iepha/MG desde 1996. No mesmo ano do tombamento, a gruta foi cercada para proteção e passou a receber visitantes de maneira controlada, a fim de preservar o espaço. Em 2002, foi realizado projeto de revitalização das pinturas rupestres da Idade da Pedra Polida presentes na gruta. 
Já a Fazenda Bom Jardim, também localizada nas dependências da Cimento Nacional, tem seus primeiros registros datados de 1742. Ainda hoje é possível visitar as ruínas da construção de seu paiol, que foi utilizado como senzala no período escravagista.

A fazenda também é cenário muitas histórias de cultura oral local passadas de geração em geração. Com as visitas presenciais ao espaço suspensas durante a pandemia, a visita virtual busca garantir o acesso aos sítios, bem como difundir o patrimônio local para além dos moradores.  


Além desses locais, Matozinhos ainda conta com uma diversidade enorme de manifestações, saberes e bens culturais materiais e imateriais. 

Conhecer para preservar: Programa de Educação Patrimonial de Matozinhos 
Apesar de todo o patrimônio da região, ainda existem muitos moradores, estudantes e professores do município que nunca tiveram oportunidade de conhecer essas riquezas. Um levantamento desenvolvido pelo projeto Educação Patrimonial de Matozinhos apontou que cerca de 50% das pedagogas das escolas públicas locais consideram que há defasagem no ensino em relação ao tema patrimônio cultural e ambiental. Das escolas públicas do município, apenas 40% já desenvolveram projetos de visita à Fazenda Bom Jardim e à Gruta do Ballet, e apenas 33% dos educadores locais entrevistados já tinham tido oportunidade de conhecer esses sítios históricos e arqueológicos. 


O projeto de Educação Patrimonial de Matozinhos surge, então, com o objetivo de criar caminhos de valorização, disseminação e acesso a esse vasto patrimônio local. A ideia é mobilizar estudantes e comunidades escolares para aprofundar de maneira coletiva as informações e o acesso a esses bens. 


Além da visita virtual, o programa irá desenvolver, no próximo ano, uma formação relacionada ao patrimônio local junto a estudantes da rede pública. A secretária de educação de Matozinhos, Daniela Taveira, espera que o projeto fomente a valorização do patrimônio e a formação cidadã dos estudantes: “Nossos estudantes serão despertados a atuar ativamente na preservação de nossos bens históricos. Esperamos fomentar a educação patrimonial no currículo de Matozinhos e estimular os estudantes a conhecer toda riqueza patrimonial do município. Para assim desenvolver habilidades que leve ao cuidado, a preservação e a divulgação de todos os bens”, comenta. 


Para Eduardo Teixeira, gerente corporativo de sustentabilidade da Cimento Nacional, o projeto é um passo importante para ressaltar o acervo da região. “As riquezas naturais e históricas inerentes à Gruta do Ballet e à Fazenda Bom Jardim remetem a um passado relevante, digno de um grande sentimento de pertencimento e orgulho por todos”, explica. 


O projeto é patrocinado pela Cimento Nacional, com realização da AIC - Agência de Iniciativas Cidadãs, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, em parceria com a Prefeitura Municipal de Matozinhos. 


Sobre a APA Carste Lagoa Santa  
Com mais de 35 mil hectares, a Área de Proteção Ambiental Carste de Lagoa Santa foi criada pelo governo federal, através do Decreto 98.881, de 1990. Ao todo, sete municípios mineiros fazem parte da APA Cartse. A área destina-se à proteção e preservação das cavernas e demais formações cársticas, sítios arqueológicos e paleontológicos, a cobertura vegetal e a fauna da região. Dentro da APA, há diversas Unidade de Conservação de Uso Sustentável e de Preservação, além de parques e monumentos naturais também protegidos. Além disso, já foram encontrados na área dezenas de fósseis de animais pré-históricos, inclusive da chamada megafauna, como a preguiça-gigante, animal de cerca de três metros de altura que viveu na região há nove mil anos. 

Sobre a AIC 
Promover o desenvolvimento humano pleno de sujeitos e comunidades é o horizonte que norteia o trabalho da AIC - Agência de Iniciativas Cidadãs, organização sem fins lucrativos que soma quase 30 anos de atuação em variados projetos e programas sociais voltados para a construção da cidadania. 

Serviço 
Lançamento da visita virtual e minidocumentário da Fazenda Bom Jardim e da Gruta do Ballet 
1º de dezembro, 19h 
youtube.com/aicaudiovisual 
matozinhos.educacaopatrimonial.org.br/visitavirtual/

Veja Mais