Grupos de empreendedores apresentaram na semana passada o projeto da ferrovia que interligará Sete Lagoas a porto no Espírito Santo. Representantes do poder público e do setor privado estiveram no evento, realizado na Associação Comercial e Industrial (ACI).
A ação está sendo concebida pela Macro Development e prevê a implementação de uma ferrovia que ligará Goiás à cidade de Presidente Kennedy, no Espírito Santo, onde será instalado o Porto Central. A primeira fase de implantação da ferrovia contempla a cidade de Sete Lagoas. Serão ao menos 610 km de linhas, em um investimento de cerca de R$ 14 bilhões.
O evento foi organizado pela Finvest Real Estate, empresa que está implantando a Eco238, um empreendimento imobiliário no distrito industrial da cidade. Nele estiveram presentes o prefeito de Sete Lagoas Duílio de Castro (Patriota), o presidente da ACI José Roberto Silva, a diretora executiva da ACI e vereadora Heloisa Frois (Cidadania), o diretor industrial da ACI, Cleiton Matiolo, e o CEO da Macro Development Fabrício Cardoso.
“Sete Lagoas é uma cidade que apresenta diversas vantagens, entre elas a facilitação e a flexibilização da instalação de indústrias e empresas. Com a ferrovia os benefícios do município serão ampliados, principalmente na questão de logística e agilidade para as empresas presentes na região”, destaca o responsável pelo desenvolvimento e gestão de ativos da Finvest Real Estate, André Pompeu.
INVESTIMENTO
Em abril deste ano, dois protocolos de intenção, com expectativa de geração de 10 mil empregos, foram assinados durante o #VempraMinas Ferrovias, evento voltado para o fomento de toda a cadeia.
Uma é a Macro Development, pretende construir uma ferrovia ligando o Porto Central, em Presidente Kennedy, no Espírito Santo, às regiões do Morro do Pilar e de Conceição do Mato Dentro à região de Sete Lagoas, e ainda um ramal entre Sete Lagoas e Anápolis (GO), com investimentos da ordem R$ 15 bilhões, sendo R$ 13 bilhões em Minas.
E a Petrocity Ferrovias prevê a construção de três ferrovias: a Estrada de Ferro Planalto Central, a Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo e a Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek, que farão a ligação do Planalto Central e Minas Gerais ao terminal portuário de uso privativo localizado em São Mateus, no Espírito Santo. Serão investidos R$ 23,6 bilhões, sendo R$ 16 bilhões em Minas Gerais.