Projeto alerta sobre riscos de utilizar água de bicas próximas ao Córrego dos Tropeiros

29/07/21 - 09:46

Roberta Lanza

Um projeto sobre Saneamento Básico na Microbacia do Córrego dos Tropeiros está sendo realizado com alunos do Ensino Médio Regular e EJA da Escola Estadual Bernardo Valadares de Vasconcellos, bairro Nova Cidade. O principal objetivo é promover uma educação ambiental comprometida com os problemas relacionados ao saneamento da área de estudo.  A responsável pelo projeto é Sara Priscila Tomaz Ferreira, professora de física/biologia e engenheira ambiental.

“A comunidade local encontra-se inserida em um contexto ambiental de grande vulnerabilidade:  lançamento de esgotos sanitários in natura diretamente no curso d’água a céu aberto; problemas relacionados à coleta/descarte de resíduos sólidos, drenagem pluvial; limpeza urbana e abastecimento/qualidade da água, problemas levantados após aplicação de um questionário sobre acesso dos alunos da escola à Água Potável e ao Saneamento Básico e levantamentos fotográficos/vídeos realizados pelos educandos”, ressalta a idealizadora do projeto. 

Já foram desenvolvidas diversas atividades como realização de pesquisa qualitativa/quantitativa com os alunos sobre os aspectos socioambientais dos bairros em que residem, levantamento fotográfico/vídeos, campanhas de conscientização ambiental, quis, entrevistas com os órgãos municipais responsáveis e/ou ligados ao Saneamento Básico. Além disso, foram elaborados panfletos e vídeo informativos e criação de uma página no instagram para divulgação. 

De acordo com Sara Tomaz, dentre os problemas levantados dois são bastante preocupantes: a disposição inadequada dos resíduos sólidos e a poluição do curso d’água com esgoto e lixo. “Embora a coleta dos resíduos seja realizada pela prefeitura periodicamente e sejam atendidos os três Ponto de Entrega Voluntária – PEV (Orozimbo Macedo, Nova Cidade e Verde Vale), é comum em logradouros, lotes vagos, vias de passagem e margens do córrego observar a disposição de resíduos. Muitos moradores nem têm conhecimento da existência dos PEVs, por exemplo, e nos bairros é pequena/nula a existência de lixeiras de coleta seletiva”, observa.

Outro problema identificado é a utilização da água das bicas pela população do entorno. “Essas bicas estão localizadas bem próximas do Córrego dos Tropeiros, que recebe esgoto sem tratamento, além da presença de lixo e trânsito de pessoas e animais. É comum ver o fluxo de pessoas, inclusive carros estacionados na Av. Prefeito Alberto Moura, com galões a serem abastecidos”, alerta a professora e engenheira ambiental.

Segundo o biólogo Damisson Salvador, análises foram feitas e identificada a presença da bactéria Escherichia coli, o que torna a água imprópria para consumo. “Na ocasião, os moradores ignoraram e removeram os avisos após a saída dos agentes da saúde, fato confirmado em conversa com alunos. No entanto, temos que intensificar o processo de divulgação e continuar alertando a população dos riscos”.

O projeto ainda está em andamento buscando parcerias locais, novas maneiras de divulgação e soluções ambientais. Ele está inserido no Programa Selo Social e participará da 22 UFMG Jovem. 

Acompanhe o trabalho, acessando:
Saneamento Básico e qualidade de vida na microbacia do Córrego Vargem Dos Tropeiros, Sete Lagoas/MG : https://youtu.be/FqMBcTws-sU
Campanha #EscolaBvSomosMaisSaneamento: https://padlet.com/saratomazeducacao/gffepf15derul5c1
Instagram: escolabv.meioambiente
 

imagemimagem

Veja Mais