Por que Sete Lagoas tremeu?

Geólogo acredita que tremores de terra sentidos nos últimos dias podem ter sido causados por desabamentos de grande porte em cavernas ou cavas subterrâneas. Os abalos foram de magnitude 3 e 2.6, respectivamente, numa escala que vai de 1 a 10. A partir do nível 4 de intensidade os riscos aumentam consideravelmente

20/05/22 - 08:59

O geólogo David Lima fala sobre os tremores e o que fazer quando acontecer
O geólogo David Lima fala sobre os tremores e o que fazer quando acontecer

Celso Martinelli

Os tremores de terra que ocorreram em Sete Lagoas recentemente, por duas oportunidades, deixaram moradores assustados e com muitas dúvidas. Quais as causas desses sísmicos? Imóveis podem sofrer danos? O que fazer quando isso acontece? O geólogo David Ribeiro Lima, consultor de Engenharia Geotécnica com 17 anos de experiência, esclarece nesta reportagem.

O primeiro tremor de terra foi registrado na cidade foi registrado em uma sexta-feira do dia 29 de abril deste ano. O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), um dos principais laboratórios especializados no tema do país, registrou o tremor de magnitude 3mB, por volta das 21h53. 

Nas redes sociais, moradores relataram sentir os tremores em casas e prédios entre as 21h30 e 22h30 (horário de Brasília) e afirmaram que um barulho estrondoso foi ouvido no momento.  “Teve um tremor aqui em Sete Lagoas, mexeu muito os prédios daqui, senti mexendo demais a parede... achei que era nóia minha, mas os grupos da cidade tá falando demais aqui (sic)”, relatou o internauta Gabriel Campos.

"Foi como se fosse um trovão. Tremeu o chão, as janelas. Fui no quintal para ver se tinha acontecido alguma coisa, mas estava tudo normal", contou Jane Maria, moradora do bairro Glória. No bairro JK, onde mora Ramiro Júnior, o estrondo teria durado quase 15 segundos, relatou. 

O segundo tremor, mais recente, foi no domingo passado (15/05). Conforme apurado pela redação, o tremor foi sentido nos bairros Catarina, Vale das Palmeiras, Alvorada, Eldorado, Belo Vale, São Cristóvão e Santo Antônio. Em suas redes sociais, Marina Machado mostrou espanto. “Não é possível que eu estou ficando doida e Sete Lagoas tremeu mais uma vez”, postou.

O vereador Junior Sousa também postou: Bairros Santo Antônio, São Cristóvão, São Dimas, Montreal, Eldorado, Jardim Europa, Centro sentirem o tremor em Sete Lagoas novamente! Alguns relataram estrondo muito alto!”. 

A enfermeira Melissa Guimarães diz que é a pior sensação que já sentiu na vida. "O chão tremeu. O pé tremeu. A água da piscina pulou. A gatinha correu, e a gente olhou um para o outro pensando o que ´foi isso, uma explosão, alguma coisa assim. Deu um barulho, inclusive. Aquela sensação horrível. Logo em seguida os amigos entrando em contato para falar o que sentiram". Neste segundo episódio, o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) confirmou um tremor de magnitude de 2.6mB na cidade. 

GEÓLOGO EXPLICA
De acordo com o geólogo David Ribeiro Lima, o tremor de magnitude 3 pode sim ser percebido pelas pessoas, mas raramente provoca danos. “O tremor de 2.6mB, em geral, não e percebido pelas pessoas, somente pelos sismógrafos e não tem potencial para danos. Porém, a magnitude a partir da qual devemos nos preocupar é a de 4mB, a qual poderá ser percebido o tremor dos objetos dentro de casa. Danos menores também poderão ocorrer as habitações”, alertou.

Segundo ele, ao perceber um tremor maior magnitude, as pessoas devem se abaixar, procurar cobertura e aguardar até que o abalo passe. “A intensidade dos tremores registrados até o momento não indica potencial de danos em estruturas e obras civis. Não dá pra cravar os motivos desses tremores em Sete Lagoas, mas acredito que os mesmos estão associados a desabamentos de grande porte em cavernas ou cavas subterrâneas”, explicou.

Apesar dos sustos, David Lima considera que nos casos dos dois últimos dois tremores sentidos, até o momento nenhuma ação preventiva é necessária por parte do poder público ou Defesa Civil.

O deputado estadual Douglas Melo (PSD) se manifestou em suas redes sociais que tomou providências. “Solicitamos aos órgãos estaduais responsáveis que avaliem os motivos e riscos dos tremores de terras que estão ocorrendo. Além disso, que sejam tomadas as medidas necessárias pelos órgãos competentes após conclusão dos estudos para resguardar a segurança da população (sic)", postou.

Veja Mais