Com baixa do Velhas, captação de água é retomada e bairros terão abastecimento normalizado

13/01/22 - 12:28

Estrutura onde é feita a captação, em Funilândia, chegou a ficar submersa durante as chuvas mais pesadas.
Estrutura onde é feita a captação, em Funilândia, chegou a ficar submersa durante as chuvas mais pesadas.

Depois de uma interrupção emergencial devido à cheia do Rio das Velhas, a captação e o tratamento de água do rio foram retomados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), às 21h30 desta quarta-feira, 12. O sistema foi paralisado por volta das 13 horas da última segunda-feira, 10, e durante quase dois dias o abastecimento de diversos bairros foi mantido graças ao novo reservatório de 10 milhões de litros, construído pela atual gestão no morro São João.

O longo período chuvoso que caiu na região sudeste provocou uma das maiores cheias do Rio das Velhas dos últimos anos. Segundo a medição da Agência Nacional de Águas (ANA), por meio da Rede Hidrometeorológica Nacional, o trecho onde é realizada a captação para Sete Lagoas, no município de Funilândia, chegou a subir 12 metros acima do nível normal. Com isso, os equipamentos ficaram submersos e a operação foi suspensa temporariamente. 

Durante a suspensão da captação, o abastecimento dos seguintes bairros foi mantido por água reservada pelo SAAE e uso de caminhões-pipa: São João, Braz Filizolla, Santa Marcelina, New York, Bom Jardim, Esperança, Aeroporto, Industrial, CDI II, Interlagos, Luxemburgo, JK, Planalto, São Vicente, Emília, Montreal, Alvorada, Canadá, Jardim Europa e adjacências.

“Foram diversas ações para evitar o desabastecimento de várias regiões. O principal diferencial foi nossa aposta em aumentar a capacidade de reservar água com a construção do novo reservatório de 10 milhões de litros. Nas últimas duas semanas, este sistema foi acionado duas vezes, uma por falta de energia da Cemig e, desta vez, por esta ocorrência do rio”, explica Robson Machado, presidente do SAAE.

Veja Mais