Autoridades visitam Hospital Regional, que deverá ter obras retomadas em 2022

19/04/21 - 10:29

Representante da Sec. Estadual de Saúde, deputado Douglas Melo, prefeitos da região e o secretário de Saúde de Sete Lagoas, visitaram construção na sexta-feira passada
Representante da Sec. Estadual de Saúde, deputado Douglas Melo, prefeitos da região e o secretário de Saúde de Sete Lagoas, visitaram construção na sexta-feira passada

Na última sexta-feira (16), representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), juntamente com o deputado estadual Douglas Melo (MDB), prefeitos Juninho de Inhaúma (presidente da Cismisel), Edson Vargas, de Funilândia (presidente da Amav), Dr. Flávio Pimenta (secretário de Saúde de Sete Lagoas) e demais autoridades da região, estiveram em Sete Lagoas onde alinharam informações sobre a retomada das obras do Hospital Regional Doutor Márcio Paulino, paralisadas desde 2015. 

Em sua fala, Douglas Melo agradeceu à Secretaria de Estado de Saúde e ao Governo do Estado pelo constante diálogo em relação ao Hospital Regional e por atender as demandas emergenciais da região de Sete Lagoas em relação ao enfrentamento a COVID-19. O deputado ressaltou que a celeridade na conclusão das obras é primordial: “A população estava descrente com a conclusão do Regional, mas voltou a ter esperança com a compensação da Vale devido à tragédia de Brumadinho”, avaliou.

O deputado informou que a Assembleia de Minas deverá votar o quanto antes o Projeto de Lei 2.508/2021, de autoria do governador Romeu Zema, onde autoriza a abertura de crédito suplementar, oriundo de termo judicial de reparação assinado com a Vale, onde a empresa deverá compensar os mineiros pelo desastre humano e ambiental ocorrido em janeiro de 2019. 

Segundo João Márcio Silva de Pinho, chefe de gabinete da Secretária de Estado de Saúde, o acordo judicial prevê que os próximos passos para a construção do Hospital serão o processo de detalhamento, planejamento, viabilidade técnica, devolução dos convênios para o Governo do Estado e estadualização do imóvel para abertura de novo edital de licitação e futura ordem de início de retomada das obras e operação do Hospital.  Conforme cronograma apresentado pelo chefe de gabinete, a ordem de início da retomada das obras deve ocorrer em fevereiro de 2022. 

A articulação para que o Hospital Regional de Sete Lagoas fosse incluindo na ação compensatória da Vale foi feita diretamente com o Governo do Estado e o então Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Sr. Otto Alexandre Levy Reis, pelo deputado Douglas Melo, a primeira reunião para articulação ocorreu em setembro de 2019, onde foi protocolizado um documento contendo a solicitação, que futuramente feio a ser autorizado pelo Governador Romeu Zema.

Douglas enfatizou a importância de ouvir os representes dos municípios que compõe a macrorregião de Sete Lagoas para integração e direcionamento das necessidades de saúde de cada cidade. “É através da pactuação dos municípios que teremos gestão qualificada da saúde quando as obras forem entregues à população”, considera o deputado. Após a reunião, os membros da Secretária de Estado de Saúde e as autoridades presentes visitaram a construção do quem sabe, futuro Hospital Regional Doutor Márcio Paulino.

Com assessoria*

Veja Mais