Artigo

Caneca Sincera – Ferver ou não a água do café?

07/02/22 - 22:14

@canecasincera
@canecasincera

Por Gastronomia - Caneca Sincera

Janine Avelar e Jussara Paim
Caneca Sincera

Nossa proposta aqui é trazer as informações para todos que possam vivenciar a melhor experiência do café, seja em casa ou em uma cafeteria. E hoje falamos sobre a água do café! Acredite, a água é um elemento muito importante para o café perfeito, afinal, é 90% do que chega à caneca, não é? 

Para começar, a indicação é que sempre seja utilizada água filtrada ou até mesmo mineral na preparação do café. Outra coisa muito importante para se preparar uma bebida de qualidade é utilizar um café especial.


\
Então vamos à questão da temperatura da água. Os baristas, especialistas na preparação dos cafés, indicam usar uma temperatura entre 90º e 96º. Ou seja, nunca ferver a água do café. Isso porque a água fervida vai queimar alguns atributos do grão, transformando o sabor da bebida em um sabor mais amargo, mascarando os sabores naturais do grão.  

Mas como saber se a água está na temperatura ideal?

Use um termômetro culinário;

Use uma chaleira elétrica com medidor de temperatura;

Use o método da observação do tamanho das bolhas. Quando começarem a surgir bolhas pequenas no fundo da chaleira, ou bule, desligue a água e passe o café.

Por fim, se a água ferver, não será necessário fazer tudo de novo!  Podemos aproveitar essa água fervente para escaldar seu filtro e retirar as impurezas. Após escaldar a água deve ser descartada. Deixar a água esfriar por 30 segundos antes de coar o café. 

Importante destacar que essa questão da água é válida para os seguintes métodos: coado em coador de pano ou coador de papel, Hario V60, Kalita Wave, Chemex, Aeropress ou Prensa Francesa. Ou seja, os métodos que o café é “passado ou coado”. Para o espresso a temperatura é outra, regulada na própria máquina. 

Deixamos aqui o convite para provar o café em temperaturas diferentes. Para cada grão e cada paladar há uma preparação diferente! Experimentem!

Saiba mais:
Instagram @canecasincera
Facebook @canecasincera
Site https://canecasincera.wixsite.com/

Gastronomia - Caneca Sincera

Caneca Sincera
O @CanecaSincera é um hub digital que conecta apreciadores do café e seu ecossistema, promovendo experiências gastronômicas, turísticas e culturais. Janine Avelar é sete-lagoana, apaixonada por cafés, cafeterias, lugares, viagens e pessoas! Atua nos segmentos de cultura e comunicação há mais de 20 anos.

Veja Mais