Artigo

Café Tradicional, Gourmet e Especial – saiba a diferença!

16/11/21 - 10:03

Foto: @YgorFotos1
Foto: @YgorFotos1

Por Gastronomia - Caneca Sincera

Janine Avelar e Jussara Paim
Caneca Sincera

Você já deve ter ouvido algumas vezes as pessoas falando de cafés especiais ou gourmet, não é? E já sabe a diferença entre eles? 

Hoje no Brasil e no mundo existem associações específicas para qualificar os cafés que são vendidos para o mercado. Quem diz que o Brasil só toma cafés ruins porque os nossos grãos bons vão todos para exportação está bastante enganado. Há alguns anos o café brasileiro de excelente qualidade passou a ser consumido e vendido com mais facilidade no país. 

De acordo com a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association),usada em todo o mundo, os cafés são classificados por pontos, até 100, de acordo com as diversas características. São elas: uniformidade, ausência de defeitos nos grãos, aroma, sabor, acidez, corpo, balanço, harmonia e geral. Muitas características, né?

E muita gente acredita que os cafés gourmet e especiais são a mesma coisa. Mas fique atento, um café só pode ser considerado especial se a sua pontuação for acima de 80 pontos, de acordo com a SCAA, Specialty Coffee America Association, que é a responsável pelas avaliações no Brasil. Esses cafés têm uma cor mais clara que os tradicionais e um sabor intenso da fruta, e não do queimado do tradicional. 

Os cafés gourmet ainda são uma questão! A indústria ainda não define exatamente como é a sua classificação. São cafés mais nobres que os tradicionais, e tem uma validade maior que os especiais. Alguns deles inclusive são aromatizados para se tornarem mais consumíveis. Esses são mais fáceis de encontrar em grandes redes de supermercados. Normalmente vem em pacotes de 250g e tem preços acessíveis. 

Os cafés tradicionais, ou aqueles comerciais, vendidos em supermercados e mercearias, têm pontuação baixa. E são cafés que apresentam até 20% de defeitos (grãos verdes, passados, escuros e outras coisas misturadas ao café), por isso tem uma torre tão forte fazendo com que a bebida fique com um gosto super amargo no final.

Então, depois de apresentadas essas características, te pergunto, vale ou não a pena gastar um pouco mais para tomar um café especial? Aqui no Caneca Sincera sempre falamos que café especial é um caminho sem volta! 

Saiba mais:
Instagram @canecasincera
Facebook @canecasincera
https://temcoffee.com/plataforma/caneca-sincera/

imagem
Janine Avelar e Jussara Paim

Gastronomia - Caneca Sincera

Caneca Sincera
O @CanecaSincera é um hub digital que conecta apreciadores do café e seu ecossistema, promovendo experiências gastronômicas, turísticas e culturais. Janine Avelar é sete-lagoana, apaixonada por cafés, cafeterias, lugares, viagens e pessoas! Atua nos segmentos de cultura e comunicação há mais de 20 anos.

Veja Mais