Coluna Católica

EU SOU A RELAÇAO

09/05/24 - 08:00

Por Padre Warlem Dias

EU SOU O BOM PASTOR. O bom pastor da vida por suas ovelhas (Jo 10,11) Diferente dos lobos e dos mercenários, estes só atacam dispersam e matam.

O bom pastor cuida, protege e promove as ovelhas. Como nós precisamos de cuidado nesta casa comum. 

Primeira coisa que devemos fazer é distinguir os lobos e mercenários das ovelhas. Quem está devorando e matando as relações na Casa Comum? 

Em 19 de abril celebramos o dia dos povos indígenas. Devagarzinho vão desaparecendo as expressões índios, bugre e terra de índios. Eles são os verdadeiros donos da terra, cuidadores da floresta. A cultura é que move os indígenas e os cantos são sagrados. Quem os vê via satélite, não vê a diversidade de línguas e povos que existem na imensa floresta com os crioulos, os ribeirinhos cuidadores das águas, fauna e flora. “Há de se cuidar do broto para que a vida nos dê flor e fruto. “ 

Os povos ancestrais vão resistindo 524 anos, na preservação de sua língua, na terra e de suas tradições. Por diz: NÃO ao MARCO TEMPORAL. Diz: NÂO a EVANGELIZAÇÂO INDICENA.

EU SOU O BOM PASTOR. 

Em 01/05 celebramos a festa do trabalhador e da trabalhadora. O trabalho é vida e dignidade.

 Chagamos atrasados outra vez. Agora, nem São José Operário nos salva. As demandas são outras. A vida está uberizada. O outro é quase sempre um entregador e nas grandes empresas, o sujeito é um número. Trabalho em Home office. Não há relações com o mundo do trabalho. Tudo é rápido. Vivemos das frustrações. O trabalho foi precarizado. Os sindicatos perderam a força. 

Eu sou o bom pastor: cuida, protege e promove. Somos convidados a olhar as cidades com suas enormes as periferias, gente de toda sorte, que precisa de atenção e cuidado; afeto, proteção e promoção. A igreja é chamada ser um hospital de campanha, que acolhe e cuida.

Os idosos em nossas cidades estão nas invisibilidades. E o povo em situação de rua criminalizado pelas políticas de higienização públicas.

Eu sou a videira verdadeira e o meu pai o agricultor e vocês são os ramos. Nós somos Relações fora da relação não vida.

 

Padre Warlem Dias

Teste