Democrata volta a comemorar um título após 41 anos

A diretoria já visa a temporada de 2023 e alguns atletas terão os contratos renovados

02/08/22 - 11:05

O ex-jogador Paulinho Guará está à frente como técnico do Democrata desde 2018,
O ex-jogador Paulinho Guará está à frente como técnico do Democrata desde 2018,

O Democrata sagrou-se no sábado passado campeão do Campeonato Mineiro – Módulo II e obteve o acesso para a primeira divisão da elite do futebol mineiro em 2023. Após o apito final, a festa tomou conta da arquibancada. Jogadores revelados pelo clube como o zagueiro João Carlos (ex- Cruzeiro, Corinthians e Seleção Brasileira) e o goleiro Gomes (ex-Cruzeiro, marcaram presença na comemoração. 

No campo, os jogadores emocionados comemoraram com a equipe técnica, diretoria e familiares. Após 41 anos sem comemorar um título, o time sete-lagoano voltou a conquistar a segundona do Mineiro. “O resultado é fruto do trabalho de reestruturação do clube iniciado em 2020. Quando assumimos, sabíamos que seria um trabalho a longo prazo. Precisávamos equalizar o fluxo de caixa, arcar com as dívidas existentes e fazer um planejamento que garantisse novas receitas para o clube”, explica Renato Paiva, presidente do Jacaré.

Durante esses dois anos, o time investiu na marca. Logo no início do mandato da diretoria, foi lançado o programa de sócio torcedor com inúmeros benefícios para a torcida a fim de que a tradição e credibilidade do clube fossem restabelecidas. Em paralelo, todo um trabalho técnico de avaliação dos jogadores foi colocado em prática. A frente como técnico do clube desde 2018, o ex-jogador Paulinho Guará conta. “Essa vitória veio para coroar nosso trabalho diário. Por trás de todo esforço, temos o amor ao futebol e ao clube. Me sinto honrado em estar a frente deste time durante todo esse momento”, considera. 

Após o acesso, a Diretoria já visa a temporada de 2023. Alguns atletas terão os contratos renovados, já com outros isso não será possível, visto que receberam propostas de outros times para jogar o campeonato brasileiro e até no exterior.  

Sobre o Democrata Sete Lagoas
O centenário time sete-lagoano Democrata Futebol Clube foi fundado em 14 de junho de 1914 . Até 1952, o Jacaré, como foi batizado pelo caricaturista Mangabeira, disputou somente competições amadoras em Sete Lagoas e região, tendo se consagrado campeão por diversas vezes. Em 1953, porém, o Clube foi lançado ao profissionalismo  tendo disputado por várias vezes o campeonato mineiro. Em três ocasiões o time foi vice-campeão mineiro em 1955, 1957 e 1963 e sempre figurou entre os primeiros colocados nos demais anos.

Desde então, o representante maior do esporte setelagoano passou por altos e baixos constantes dentro e fora das quatro linhas, tendo, inclusive, se afastado do futebol profissional.  Em 1981, de volta ao profissionalismo, o Democrata conseguiu seu primeiro título, conquistando a 2ª Divisão Mineira (hoje Módulo II) de forma invicta, o que o deu novamente o direito de figurar entre os grandes clubes do Estado.

Porém, diante das dificuldades financeiras, o Clube novamente abandonou as atividades profissionais em 1996, voltando somente em 2003, quando foi vice-campeão da 3ª Divisão (hoje 2ª Divisão) e ascendeu à 2ª Divisão (hoje Módulo II). Em 2004, o Jacaré foi promovido à elite do futebol mineiro, depois de alcançar o vice-campeonato da 2ª Divisão. Em 2006, o Democrata inaugurou o Estádio Joaquim Henrique Nogueira – Arena do Jacaré – que substituiu o lendário José Duarte de Paiva, onde o clube mandava seus jogos.

Almejando voltar a brilhar no futebol profissional, o Clube tem vivido uma completa reestruturação e um dos pilares deste renascimento é, justamente, o investimento nas categorias de base. 
 

Veja Mais