Esporte no Brasil e no Mundo

Chico Maia - Confronto de gerações sulistas I

15/05/21 - 08:13

Por Chico Maia

Atlético e América vão decidir o Campeonato Mineiro em dois jogos e uma disputa à parte for das quatro linhas, entre treinadores, ambos do Sul do país, de gerações diferentes, porém da mesma escola, a gaúcha. O curitibano Cuca, 57 anos de idade, se destacou inicialmente como atacante do Grêmio e rodou o país jogando em vários estados, trabalhando com técnicos dos mais variados estilos. Como treinador, iniciou a carreira no Uberlândia, em 1998.


Confronto de gerações sulistas II
Lisca está com 48 anos, nasceu em Porto Alegre, nunca foi jogador, mas sempre foi um estudioso do futebol. Como técnico, começou nas categorias de base do Internacional e depois São Paulo. Nos profissionais, a primeira experiência foi comandando o Brasil de Pelotas. Rodou quase todo o país, com trabalhos mais destacados no Nordeste, até chegar ao América, onde encontrou ambiente e estrutura para desenvolver um trabalho de maior profundidade. Deu retorno ao Coelho e está obtendo um reconhecimento nacional que até então não obtivera antes.

“Doido”, só de vez em quando
Lisca e América formaram uma parceria que deu certo, tanto que ele recusou propostas de clubes mais famosos, para dar sequência ao que tem feito no América. Graças ao trabalho dele e à retaguarda americana, Lisca deixou de ser tratado pela mídia nacional como “Lisca Doido”, para ser reconhecido como Lisca “estrategista”, e apenas “às vezes”, doido, quando chuta a lata das arbitragens, do VAR, dos adversários e por aí vai.

Fama x juventude e banco
Comparando os elencos, o Atlético tem jogadores consagrados, famosos internacionalmente, porém, o América tem, além de ótimos, em quase todas as posições, uma turma mais jovem, e um banco que responde melhor, quando o treinador precisa mexer. Ambos os técnicos gostam de atacar. Acredito que o título será do melhor estrategista. O que mexer melhor nos momentos cruciais de cada jogo. Contra o Cruzeiro, Lisca pôs o Felipe Conceição no bolso. Vamos ver como será este confronto com o Cuca.

Força ao Enderson Moreira
Ele passou por um cateterismo na segunda-feira, e na terça, foi transferido para um quarto do Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte. No sábado ele sentiu dores no peito, recebeu os primeiros socorros em Fortuna de Minas, onde tem residência e uma fazenda, que foi transformada por ele em Hotel Fazenda. De lá para Sete Lagoas e depois para a capital. Aos 49 anos de idade, Enderson Moreira passou por um susto, mas felizmente se recupera bem e já já estará de volta ao dia a dia.

Seu último clube foi o Fortaleza e desde que saiu de lá, em 25 de abril, foi cuidar do seu empreendimento, um complexo turístico que envolve hospedagem, eventos, prática de vários esportes e projeto social de apoio a jovens. Há dois anos o Enderson e família estão tocando este belo projeto que é o Hotel Fazenda das Aroeiras, já uma referência no turismo da região. Confira no https://fazendadasaroeiras.com.br/

imagem

imagem

imagem

Chico Maia

Veja Mais