Entrevista - "O lugar que mais gosto é a Serra de Santa Helena"

Confira entrevista com Soraia Moura Goulart, Neurologista Infantil

03/11/21 - 08:15

Dra. Soraia Moura Goulart
Dra. Soraia Moura Goulart

Por Roberta Lanza

Conheça a história de Soraia Moura Goulart, Neurologista Infantil, membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, membro também da Liga Brasileira de Epilepsia e da ABENEPI e preceptora do Ambulatório de Neurologia Infantil da Residência Médica de Pediatria do Hospital Municipal de Contagem.

Qual seu nome, idade e família?
Sou Soraia Moura Goulart, sete-lagoana, 37 anos, Neurologista Infantil, graduada pela Faculdade de Medicina de Barbacena, em 2008. Filha de Fausto Goulart e Glicéria de Moura Goulart, irmã de Michelle. 

Quais suas lembranças da infância / juventude em Sete lagoas? 
Ressalto na infância as brincadeiras de rua, como queimadas, rouba-bandeira e vôlei, entre outras, com meus queridos amigos/vizinhos do bairro Jardim Arizona; e colegas/amigos das escolas que estudei e muitos que até hoje estão presentes na minha vida. Já na minha juventude, relembro dos lugares que frequentei, alguns infelizmente extintos, como danceterias, bares e shows no Parque de Exposição. 

Em quais escolas estudou na cidade?
Estudei no jardim de infância CDC, no ensino fundamental na E. E. Dr. Ulisses Vasconcelos e no ensino médio, período da extinta prova de seleção para ingressar, frequentei a E.E. Murilo Jesus Peixoto (Estadual), o Colégio Impulso e também o Anglo. Gostaria de aproveitar para agradecer e exaltar a importância de  todos os meus  queridos professores,  pois além de  contribuírem para o  processo de aprendizagem, foram importantes juntamente com minha família  para minha formação pessoal,  com valores sociais e éticos.

O que o motivou a escolher sua profissão?
A medicina é uma profissão que possibilita, através dos conhecimentos e com a proteção de Deus, amenizar o sofrimento, a dor e aflição do meu semelhante, além da emoção e da gratificação diante da melhoria clínica e da cura do querido paciente. 

Qual sua trajetória profissional?
No final de 2008 graduei pela Faculdade de Medicina de Barbacena. Possuo Residência Médica em Pediatria desde 2011 e de Neurologia Infantil desde 2013. Sou membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil desde 2013 e atualmente sou membro também da Liga Brasileira de Epilepsia e da ABENEPI.  
Em 2018 tive o prazer de ser convidada pelo querido chefe e coordenador da Residência de Pediatria do Hospital Municipal de Contagem (Complexo Materno Infantil), Dr. Marcos Evangelista de Abreu, para assumir a Preceptora do Ambulatório de Neurologia Infantil da Residência Médica de Pediatria do Hospital Municipal de Contagem, que exerço desde então. 
Atualmente exerço minha especialidade a Neuropediatra através de meus consultórios particulares nas cidades de Sete Lagoas, Contagem e Belo Horizonte.                                                                                                   Durante seis anos prestei atendimentos na querida APAE de Sete Lagoas e há cerca de dois anos no Centro de Especialidades da Prefeitura de Betim. 

Qual lugar que mais gosta na cidade?
O lugar que mais gosto é de passear na Serra de Santa Helena, área de preservação ambiental onde se encontra a linda Capela de Santa Helena. É nosso patrimônio cultural e também o ponto turístico com maior altitude da cidade. Considero a Serra Santa Helena o lugar mais aconchegante e tranquilo, ideal para passarmos horas apreciando a cidade e suas belezas naturais. 

De quê Sete lagoas mais precisa atualmente? Por quê? 
Políticas para geração de empregos, saúde, segurança pública e projetos que incentivem a cultura e educação, pois só assim conseguiremos uma sociedade menos preconceituosa e mais justa a todos.

Veja Mais