Adeus ao estresse e à ansiedade

Especialista em Mindfulness explica sobre a prática que possibilita o lidar melhor com os pensamentos e emoções, gerando mais qualidade de vida e saúde

19/07/22 - 18:00

Imagem: arquivo pessoal
Imagem: arquivo pessoal

Por Roberta Lanza


A falta de foco na realidade presente, acentuada pelo bombardeio de informações, aliado à nossa reatividade sem filtro, têm levado o ser humano a um nível de estresse e ansiedade que se alastra, a cada dia mais, como uma epidemia.
Desta forma, a atenção plena, prática proposta no Mindfulness, ajuda a “reverter esse processo de automatização” gerado pelas novas tecnologias e por um ambiente cada vez mais competitivo, proporcionando mais qualidade de vida e saúde.
Mas como a técnica funciona na prática? A instrutora de Mindfulness, Andréa Locarno*, explica: 

O que significa Mindfulness?
Mindfulness, essa palavra pode ser traduzida como “Atenção Plena” ou “Consciência Plena”. É um dos estados da mente acessível a qualquer um de nós, é uma habilidade mental de todo ser humano de estar atento ao presente momento. Aproximadamente 30% dessa habilidade tem influência da genética, os outros 70% pode ser treinada e desenvolvida. Quanto mais desenvolvemos essa habilidade, mais capacidade adquirimos de manter a nossa atenção no momento presente, que é onde a vida acontece.

Quais são os benefícios para quem pratica Mindfulness?
A participação em um programa de Mindfulness e regularidade das práticas pode trazer vários benefícios para a saúde e o bem-estar. Os mais conhecidos e pesquisados são: prevenção e manejo do estresse, desenvolvimento de bem-estar psicológico, melhora da qualidade do sono e fortalecimento do sistema imunológico.

Qualquer pessoa pode praticar Mindfulness?
A participação em um programa de Mindfulness não é indicada para pessoas em fase aguda de qualquer transtorno, como depressão grave, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno bipolar ou psicose, e transtorno de estresse pós-traumático. Essas pessoas devem seguir o tratamento indicado por seu médico e, ao chegar numa fase mais estável, verificar com o profissional a indicação e liberação para a participação de um programa de Mindfulness.
Por isso, o instrutor faz uma triagem solicitando ao interessado informações de alguns dados sobre sua saúde no momento da inscrição no programa de Mindfulness. Esse é um cuidado importante para que o programa seja seguro e o aluno possa desfrutar dos benefícios das práticas.

Como é um programa de Mindfulness?
Um programa de Mindfulness é um treinamento mental que nos habilita a lidar melhor com os pensamentos e emoções, aumentando nossa capacidade de lidar melhor com nossas experiências de vida. Um programa dura em média 08 semanas. É um curso teórico-vivencial, composto de práticas formais de meditação, exercícios psico-educativos e compartilhamento das experiências. 
No curso, o aluno aprende gradualmente como inserir a prática de Mindfulness em seu dia-a-dia, começando por práticas para regular a atenção, ampliar a consciência corporal e a como incorporar as habilidades de Mindfulness nas atividades e situações rotineiras.


Programas de Mindfulness são um tipo de terapia ou tratamento? Tem cunho místico ou religioso?
Um programa de Mindfulness não é terapia, embora possa ser terapêutico e é indicado como tratamento complementar de dores crônicas, doenças cardiovasculares, câncer, estresse crônico, ansiedade, burnout e transtornos alimentares como a compulsão alimentar.
Embora muitos dos termos e técnicas relacionados a Mindfulness tenham origem nas tradições orientais, em especial no budismo, os programas de Mindfulness são totalmente laicos, sem nenhum vínculo religioso ou místico e com sólida base científica.

Pessoas sem experiência podem participar de programas de Mindfulness ou fazer as práticas?
Podem, pois não é necessária nenhuma experiência prévia para participar de um programa de Mindfulness. A prática é para todos que querem melhorar a saúde, qualidade de vida e bem-estar.

imagemAndréa Locarno é Instrutora de Mindfulness pela Faculdade de Ciências Médicas e Núcleo de Mindfulness (NUMI). Coach de Mindfulness e Mindful Eating pelo Mindful Integrative Institute. Coach de Saúde e Bem-estar pela Carevolution e Wellcoaches. Instrutora em formação em Kindfulness e Harmonia Emocional pelo Instituto de Ciências Contemplativas do Brasil. Formação acadêmica em Nutrição pelo Centro Universitário UNA. Pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento.

Veja Mais