“Não é Não”: barrar violência contra mulher é uma das prioridades no Carnaval

21/02/20 - 09:20

Os comandos das Guarda Municipal de Sete Lagoas e Polícia Civil se reuniram esta semana. O objetivo do encontro foi discutir ações preventivas para garantir maior segurança para os foliões que forem curtir o Carnaval na cidade, onde a festa se concentrará principalmente no Parque Náutico da Boa Vista. Uma das prioridades foi quanto a prevenção e repressão à violência contra a mulher, onde será usado o tema 'Não é Não – Depois do NÃO tudo é assédio'.


Conforme informações da assessoria da Prefeitura de Sete Lagoas, diversos telefones estão disponíveis para denúncia de qualquer abuso contra a mulher. “Qualquer mulher que for vítima de abuso sexual deve entrar em contato imediatamente com a Polícia Civil por meio do número 197 ou com a Guarda Civil Municipal pelo número 153, além do número 180 (Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência)”, informa a nota.


'Estaremos de prontidão durante todo o carnaval. Que esta parceria com a Polícia Civil possa amenizar o quadro de violência, tanto no que tange a furtos e brigas, quanto à violência contra a mulher, seja ela física ou sexual', afirmou o comandante da Guarda Municipal, Sérgio Andrade. 


Material de divulgação com dicas de segurança e contatos telefônicos em caso de necessidade de socorro serão publicadas diariamente nas redes sociais da Prefeitura de Sete Lagoas, Guarda Municipal e Polícia Civil, além de artes gráficas relacionadas ao assunto. A seguir, algumas dicas para curtir a festa com segurança:


Leve para as ruas somente objetos necessários e indispensáveis, cuidado com jóias de alto valor.

Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e, se beber, não dirija.

Nunca passe dados pessoais a estranhos, como endereço, número de documentos, senhas de cartão, etc.

Evite discussões que podem virar brigas, respeite o próximo, peça e aceite desculpas.


PREVENÇÃO - A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, vem realizando campanhas durante a apresentação dos blocos de pré-carnaval de Sete Lagoas com abordagens do CRAS e CREAS. Nesta sexta-feira, 21, de 8h às 17h, a Secretaria realiza mais uma ação de conscientização, desta vez, no Terminal Urbano, em parceria com a Polícia Militar. As ações têm o objetivo de conscientizar a população acerca da importância de se combater o assédio com um todo, violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes, distribuindo materiais educativos, preservativos, adesivos e ventarolas.

 

Veja Mais