Entrelinhas

Uma mentira bem contada

Joseph Goebbls dizia que “uma mentira contada mil vezes, tona-se uma verdade”.

06/04/24 - 09:00

Por Juninho Sinonô

Para quem não o conhece, ele foi um dos homens mais importantes do nazismo, tendo sido o Ministro da Propaganda do Partido Nazista Alemão e o 23° Chanceler da Alemanha, nomeado em testamento como sucessor pelo próprio Adolf Hitler
É conhecido por sua capacidade de oratória, inteligência e facilidade de persuasão. Habilidades que convergiram no convencimento de milhões de pessoas a aceitarem atrocidades como justificáveis, ao ponto de darem a vida por uma ideologia cruel e desumana.
Ele não é um exemplo a ser seguido, contudo é necessária a compreensão das suas técnicas, diante a eficácia indiscutível. Vale-se do ditado de que a melhor “forma de saber como o céu é bom é conhecendo de perto o inferno”.
Porque trazer Goebbls ante a repugnância dos seus atos?
Justamente pela contemporaneidade da prática das suas táticas. Não há como combater o que não é sabido ou percebido.
Passamos por um “pacífico” momento de turbulências, justamente pelo fato de que quase nada é o que parece, contudo, dada a forma da apresentação dos acontecimentos, quase tudo está sendo validado pelo que não é.
Desconheço turbulências pacificas, a menos quando nos tentam convencer que o tsunami nada mais é do que uma marolinha. 
Te soa familiar?????
Segundo os dados oficiais, estamos em um brilhante momento econômico, onde a inflação do Brasil fechou 2023 em 4,62%, “o menor índice dede 2020”. O produto interno bruto (PIB) acumulou alta de 2,9%. O PIB per capita alcançou R$ 50.194,00, uma alta real (acima da inflação) de 2,2% em relação a 2022.
Que alegria!!!!!!
Ora, se os números fazem parte de uma ciência exata, não preciso te conhecer para saber que, conforme resultados tão esplêndidos é inegável que você esta vivendo economicamente muito melhor do que nos anos anteriores.
Os números comprovam que a sua vida melhorou. Você está comendo melhor, trabalhando menos, ganhando e viajando mais, trocando seu automóvel por outro de linha superior e, se ainda não o fez, em breve vai mudar para uma residência mais ampla e de melhor acabamento.
No supermercado, aumentou os itens de valor no carrinho, pagando-se menos que antes e a sua saúde e segurança correspondem a bonança vivida.
Não tenho dúvidas.
Ou teria?
“Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobo devoradores” Mateus 7:15
Tenho, pois conheço bem a técnica dos mil contos da mentira. 
Como a situação econômica melhorou se o acesso da maioria das pessoas diminuiu? Pelo menos das pessoas que eu conheço.
Não me venha com dados, pois já os apresentei. Me traga pessoas comuns como eu e você.
Usei propositalmente o cenário macro, limitando a esfera econômica propositalmente, com o intuito de chamar a sua atenção para a objetividade.
Se para a mentira ser consolidada, precisa que a conte mil vezes, o mesmo não acontece com a verdade: a única manifestação é suficiente para a ter certeza. 
“Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.” 1 João 3:18
Obras: é isso que sustenta a verdade.
Não posso acreditar em algo palpável se não vejo como real. 
Nos últimos dias aumentou-se a já enorme polarização política da cidade, sobe acusações e defensivas de quem era da direita ou da esquerda.
Isso porque, conforme as últimas eleições, constatou-se que a maioria do eleitorado setelagoano é conservador, causando agora a disputa pelos futuros candidatos ao pleito pelas siglas direitistas.
Pairou uma nuvem sobre o passado e presente de uma série de pretendentes, com a seta apontando somente para o futuro, como se nada tivesse acontecido até aqui.
Mas é preciso manter o pensamento de vale o que é e não o do que é dito.
O feijão não está barato se meu dinheiro não compra em maior quantidade. Se você não recebe R$ 50.194,00 por mês, está fora da tal renda per capta, por mais que se tenha critérios para auferi-la. Se o seu dinheiro hoje não faz além do que fazia antes, é balela esse papo de ganho real.
Da mesma forma que, se o politico até aqui não esteve vinculado com Jair Bolsonaro, Romeu Zema¸ Nikolas Ferreira, ou no mínimo Tarcísio de Freitas você não é de direita.
Assim como que aqueles vinculados a Luiz Inácio, André Janones ou Flavio Dino, são sim de esquerda. 
Não há meio termo nisso. 
“Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disso é de procedência maligna”. Mateus 5:37
Não existe problema algum em ser da direita ou da esquerda, desde que mantenha a coerência nas águas claras e nas ondas turvas. 
Que cada um seja feliz com as escolhas ideológicas, “porque gente feliz não enche o saco” contando mentiras.
Mas se quiser contar, não perca seu tempo em nos privar da nossa liberdade.
“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” João 8:32
 

Juninho Sinonô

Veja Mais