Empresário Antônio Pontes morre em Belo Horizonte vítima de infecção generalizada

04/10/21 - 12:10

Antônio Pontes estava com 82 anos. Na foto, ao lado de uma entrevista concedida ao jornal SETE DIAS que fez questão de emoldurar. Foto: Alan Junio
Antônio Pontes estava com 82 anos. Na foto, ao lado de uma entrevista concedida ao jornal SETE DIAS que fez questão de emoldurar. Foto: Alan Junio

Celso Martinelli

Morreu nesta segunda-feira (4), aos 82 anos, o empresário Antônio Pontes Fonseca, fundador do Grupo Calsete e presidente de honra do PTB. Internado no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, ele se recuperava de complicações decorrentes de sequelas deixadas pela Covid-19.

O empresário estava sob tratamento, mas na noite de domingo foi acometido por uma infecção generalizada, vindo a falecer nesta segunda-feira. Antônio Pontes já havia tomado as duas doses da vacina.

Pontes nasceu em Sete Lagoas e era formado em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio (atualmente Escola Estadual Maurílo de Jesus Peixoto). Começou a trabalhar no Banco Agrícola (12h às 18h) e na Cerâmica Setelagoana (7h às 11h) e durante a noite fazia escritas em casa para outras empresas. Era casado com Circele e deixou quatro filhos e oito netos. Torcia para o Democrata e Atlético Mineiro.

Ainda sem informações sobre o velório e sepultamento. Matéria em atualização.

Veja, a seguir, entrevista concedida ao SETE DIAS pelas comemorações dos 50 anos da Calsete em março do ano passado:

Desenvolvimento da Calsete impulsionou crescimento econômico de Sete Lagoas

A Calsete foi constituída em 1968. A escolha do nome se deu pelas grandes reservas de jazidas de calcário existente na cidade e pelo fato da existência das sete lagoas que dão nome ao município. “Em 1970, no dia 7 de março, a fábrica começou a funcionar. São 50 anos completados. Da Calsete original houve muitos desdobramentos e diversos outros investimentos. Uma longa e bela trajetória de sucesso”, conta o empresário Antônio Pontes.

Fundaram a empresa Antônio Pontes Fonseca,Maria Auxiliadora Matos de Melo, e os saudosos Leonídio Pontes Fonseca e Francisco José L´Abbate Júnior. “Em 1972 construímos a segunda unidade de produção da unidade. Começamos então a contratar pessoal para operação do alto forno. No entanto, não tinha mão de obra masculina suficiente, o que nos fez contratar também mulheres para a área de produção; isso não era nada comum naquela época. Fomos pioneiros também neste sentido”, lembra Pontes. 

Através da Calsete, ou do seu presidente Antônio Pontes, importantes obras foram realizadas em Sete Lagoas que até hoje são fundamentais para o desenvolvimento do município. “Já havíamos iniciado a operação de ferro gusa quando sentíamos que Sete Lagoas carecia de um terminal ferroviário. O ferro gusa era carregado no Centro da cidade. O então prefeito Afrânio Avelar nos autorizou e construímos o terminal, que foi inaugurado em 1979 e está no mesmo local até hoje, em plena operação. Assim como no passado, continua a prestar grandes serviços para a cidade e região”, conta o empresário.

A Calsete também entrou para a área rural no segmento de reflorestamento, com plantação de verdadeiras florestas, com investimentos também na pecuária e agricultura, posteriormente. “Sempre procuramos investir. A cidade foi se desenvolvendo e entendemos que era necessária a construção de um shopping. E assim foi feito: há 36 anos adquirimos o terreno, investimos e lá hoje estão construídos o Shopping Sete Lagoas, o Hotel Veredas e o nosso mais recente loteamento, o Residencial Veredas.

Segundo Pontes, a geração de empregos sempre foi o foco. “No shopping hoje trabalham mais de 900 pessoas. Fico muito feliz em ver ali milhares de famílias passeando com as crianças em um local agradável e seguro, que vai muito além de um centro de compras”, relata. 

“Na sequência, entendemos que Sete Lagoas merecia um hotel de maior porte e construímos o Hotel Veredas. Busco sempre somar com quem tem condições de realizar”, completa senhor Antônio. O Residencial Veredas também foi lançado através de parcerias, inclusive com capital norte americano, e que muito vai agregar para a região do bairro Eldorado.

A Calsete tem investimentos também em outros estados, como no Maranhão e Bahia, onde foram adquiridas propriedades para a produção de carvão vegetal. “As parcerias da Calsete cruzam o oceano. A CalMit, em Matozinhos, que também já integrou o grupo de empresas, foi concebida através de sociedade com investidores japoneses da Mitsubishi. O nome é uma referência à união da Calsete (Cal) mais a Mitsubishi Cimentos (Mit), que após muitos anos ali instalada foi vendida ao Grupo Votorantin”, recorda Antônio Pontes.

Os investimentos não pararam por aí. “Construímos também o Posto Castelo – que não é mais nosso. É satisfatório chegar a este marco e focados em investimentos que culminam com a geração de empregos“, completa.

O PTB publicou Nota de Falecimento:

NOTA DE FALECIMENTO
Comunicamos com muito pesar, que acaba de falecer em Belo Horizonte, nosso amigo e Presidente de Honra do PTB Antonio Pontes Fonseca, vitima de sequelas da Covid. 

Antonio Pontes deixa esse mundo de forma honrada, sendo o maior exemplo de vida que já conhecemos.

Apaixonado por Sete Lagoas e com o Brasil, sempre atuou até mesmo recentemente no sete de setembro, como um Patriota honrado, dedicado e com a convicção de que jamais devemos nos omitir.

Como Presidente do PTB de Sete Lagoas, em nome de todos os nossos filiados, prestamos a nossa homenagem para esse homem insubstituível. Ele ficará na historia de nossa cidade como sendo o verdadeiro Patriarca pelo seu amor pelas causas sociais, sua dedicação pela cidade em querer o progresso da terra que tanto amou. Lutou por uma política limpa, austera e capaz de engrandecer nossa cidade.

Como amigo, não tenho palavras para agradecer por tudo que ele representou em minha vida. Seus conselhos de um Pai, sua amizade sempre disposta, sua alegria em compartilhar sua experiência, sua mão bondosa que sempre acolheu a todos e acima de tudo, sua Fé em Deus que jamais abandonou. Sinto-me novamente órfão de Pai, pois era assim que eu o considerava.

Que o Mestre Jesus o receba de braços abertos.

Marcílio Maran
Presidente do PTB de Sete Lagoas

Veja Mais