E.E. Bernardo Valadares recebe Selo Social por trabalho ambiental realizado

23/12/21 - 15:21

A Escola Estadual Bernardo Valadares de Vasconcellos concretizou com sucesso o projeto “Saneamento Básico e qualidade de vida na microbacia do Córrego Vargem Dos Tropeiros”, em Sete Lagoas. A proposta consiste em promover uma educação ambiental comprometida com os problemas relacionados ao saneamento da comunidade local por meio de uma série de atividades como: aplicação de pesquisa qualitativa/quantitativa, levantamento fotográfico/vídeos, entrevistas, campanhas de conscientização ambiental, "Quiz" com a comunidade envolvida e formalização de parcerias locais durante todo o ano de 2021.

A iniciativa foi premiada pelo Instituto Selo Social, uma organização voltada para a sociedade civil focada no desenvolvimento de estratégias para criar ambientes em que a corresponsabilidade pelo desenvolvimento social e qualidade de vida da população seja cada vez mais estimulado.

A poluição dos recursos hídricos é, atualmente, um dos problemas ambientais mais preocupantes desencadeado pelo desenvolvimento sem planejamento das atividades antrópicas. Neste contexto, a microbacia do Córrego Vargem dos Tropeiros, localizada no município de Sete Lagoas, vem sofrendo impactos ambientais como disposição inadequada de resíduos e poluição das águas, fatos que afetam a qualidade de vida da população local.

Sete Lagoas não possui um Sistema de Tratamento de Esgoto (ETE). 97,5% do esgoto do Município é coletado, mas apenas 10% é tratado em miniestações e o restante, 90% é despejado in natura no Córrego dos Tropeiros e Córrego do Diogo/Ribeirão Matadouro. 

A área de estudo do projeto de pesquisa abrange os bairros onde os alunos da E.E. Bernardo Valadares de Vasconcellos residem, localizada na microbacia do Córrego dos Tropeiros. A comunidade local encontra-se inserida em um contexto ambiental de grande vulnerabilidade: lançamento de esgoto sanitário in natura diretamente no curso d’água a céu aberto; problemas relacionados à coleta/descarte de resíduos sólidos, drenagem pluvial, limpeza urbana e abastecimento/qualidade da água. Além disso, existem bicas, nas quais a população busca e faz uso das águas, sendo que as mesmas são fontes de contaminação devido à proximidade com o córrego poluído, circulação de pessoas e animais e disposição de lixo.

Veja Mais