Direito na prática

Graduação em Direito pela Una Sete Lagoas prepara de forma inovadora os futuros advogados para atuação com maestria no mercado de trabalho

16/07/21 - 15:08

A Una fica na Av. Secretário. Divino Padrão, 1.411 - Santo Antonio
A Una fica na Av. Secretário. Divino Padrão, 1.411 - Santo Antonio

Considerado um dos cursos mais tradicionais e queridos, com grande variedade de carreiras, o Direito continua sendo um dos mais buscados pelos calouros. Na Una Sete Lagoas, o curso de Direito oferece a união da teoria de qualidade, com a efetiva prática profissional, com foco na inovação e no desenvolvimento de habilidades essenciais para a boa formação acadêmica. 

A coordenadora dos cursos presenciais de Direito e Gestão de Negócios, a tabeliã e professora Marília Couto, destaca que o grande diferencial da Una é o investimento no aprendizado prático.  “O aluno não quer mais ficar em sala de aula lendo apresentações teóricas e distantes da realidade. Esse tipo de conteúdo hoje está disponível de graça na internet”, explica. 

Segundo a professora, os benefícios da metodologia de aprendizado ativo não estão restritos apenas à formação dos alunos, mas também no desenvolvimento da relação da instituição com a comunidade local. “Nossa prática está alinhada com a responsabilidade social e o envolvimento com as pessoas de Sete Lagoas”, diz. 

Durante todo o curso, que tem duração de cinco anos, os alunos participam de aulas magnas, seminários, workshops, minicursos, visitas técnicas a órgãos públicos, dentre outros encontros que garantem o convívio dos acadêmicos com advogados de destaque no cenário jurídico. “Essa é a melhor forma para enriquecer a bagagem acadêmica, realizar networking, saber das vagas de estágio e das oportunidades de inserção no mercado”, garante. 

Na Una Sete Lagoas, o graduando participa de projetos e serviços desde os primeiros períodos do curso, para que possam desenvolver uma visão sistêmica da ciência jurídica, com aprendizado voltado para a solução estratégica dos problemas reais da sociedade. 

Entre os projetos estão o de orientação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o de divulgação das novas regras referentes às relações trabalhistas pós-Covid, o #TodasPorUma que promove a proteção das mulheres e o Direito. Solutions, sobre a ressocialização e o sistema carcerário do país. “Em breve teremos também a importante parceria com o TJMG, para a implementação do núcleo de mediação, conciliação e desjudicialização”, conta. 

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Una Sete Lagoas será inaugurado em agosto. O novo espaço contempla salas de atendimentos e reuniões, ambiente para realização de conciliações, coworking, além de recepção para o público. “O objetivo é promover a aplicação das habilidades práticas do ensino jurídico por meio de atendimentos gratuitos para a comunidade carente de Sete Lagoas, com supervisão de professores que têm carreiras reconhecidas e títulos de mestres e doutores”, explica. 

A professora Marilia Couto  (foto abaixo) destaca a oferta de cursos de extensão como diferencial exclusivo da instituição. Os alunos têm acesso a vários cursos de aprofundamento em áreas específicas do Direito, de forma extracurricular e gratuita, em horários alternativos, durante toda a graduação.

imagem

Outra paixão dos acadêmicos é o curso preparatório para a aprovação no Exame da OAB, realizado pela Escola Brasileira de Direito (Ebradi), que os alunos da Una têm acesso, assim como aqueles de todas as faculdades de Direito que fazem parte do ecossistema Ânima Educação. 

No Direito, as opções são vastas tanto nos cargos técnicos quanto na espera pública. “As oportunidades são muitas, porém altamente concorridas, por isso, se preparar desde a graduação em uma instituição inovadora, sólida, moderna, de qualidade, e que tem o seu certificado reconhecido nacionalmente é fundamental para se destacar na carreira”, alerta. 

Veja Mais