Colégio Franciscano Regina Pacis celebra 90 anos

Direção fala sobre comemoração de aniversário e trajetória para honrar o compromisso com as famíliase a sociedade de Sete Lagoas em meio à pandemia

16/04/21 - 07:40

Instituição utiliza plataformas digitais e projetos que favorecem o uso de metodologias inovadoras
Instituição utiliza plataformas digitais e projetos que favorecem o uso de metodologias inovadoras

Nessa quinta-feira, 15 de abril, o Colégio Franciscano Regina Pacis comemorou 90 anos de história em Sete Lagoas. A data foi marcada por atividades produzidas pelos estudantes, diversas homenagens da comunidade educativa nas redes sociais e também por uma missa celebrativa, transmitida ao vivo no canal do colégio no YouTube.

Com a missão de formar gerações que fazem a diferença, o CFRP une tradição e inovação para levar aos seus estudantes as melhores soluções pedagógicas. A diretora Katyuscia Kelman fala sobre a comemoração dos 90 anos e a trajetória do Colégio para honrar o compromisso com as famílias e a sociedade de Sete Lagoas em meio à pandemia.

imagem
A diretora Katyuscia Kelman
Como foi celebrar o aniversário do Colégio durante o isolamento?
Katyuscia Kelman: Celebrar o aniversário de uma escola tão renomada e reconhecida pelo seu projeto educativo e pelos seus valores é muito gratificante! Afinal, são 90 anos de história e de vida do Colégio Franciscano Regina Pacis, escola onde educar é missão que carrega a simplicidade, o amor e o carisma de São Francisco, Santa Clara, Madre Serafina e das Irmãs Clarissas Franciscanas.
Durante este tempo de isolamento social, a ausência do contato físico não nos impediu de estarmos próximos. Tudo está sendo mais intenso e carregado de afeto. Assim, planejamos 2021 como um ano festivo. Iniciamos as comemorações com a memória da história do CFRP junto aos estudantes e com a realização de várias atividades propostas em sala de aula. Realizamos uma missa de ação de graças no dia 15 de abril transmitida via Youtube. Estamos recebendo muitas manifestações de carinho de ex-alunos e funcionários em nossas redes sociais e vivendo intensamente todas as emoções que marcam esta comemoração tão importante.

Como está sendo esse período de ensino remoto no Colégio? 
Katyuscia Kelman
: Diante do grande desafio de reinventar a educação, o CFRP manteve-se firme em seu propósito de desenvolver a formação humana integral, com fortes valores morais, éticos e cristãos e de oferecer um amplo repertório intelectual para os seus estudantes. Com excelente capital intelectual e tecnológico, a Rede Clarissas Franciscanas traçou um planejamento rápido e assertivo, desde o início do isolamento, para adaptar-se ao ensino remoto, cumprindo todas as resoluções vigentes. 
O CFRP foi pioneiro na cidade em relação a adaptação para a oferta do ensino remoto. No dia 30 de março de 2020 todas as salas estavam criadas e seguimos dando sequência ao planejamento pedagógico. Desde então, a equipe de coordenação e professores vem realizando um trabalho organizado e coerente às necessidades dos estudantes de todas as faixas etárias. O diálogo e a transparência com as famílias foram essenciais para realizarmos os ajustes necessários. Além disso, intensificamos o acolhimento emocional a todos que fazem parte da nossa comunidade educativa.
Com uma proposta pedagógica planejada em Rede, pensamos sempre à frente, para que não haja nenhum retrocesso. Mesmo em meio a pandemia, a RCF fechou uma parceria importante com o Sistema de Ensino Bernoulli. Hoje utilizamos o material didático Bernoulli do fundamental anos iniciais à 3ª série do Ensino Médio. Contamos também com variadas plataformas digitais e projetos que favorecem o uso de metodologias inovadoras: Imaginie, plataforma de correção de redações, dentro dos critérios do ENEM; Árvore de Livros, plataforma de livros para estímulo permanente de leitura de nossos jovens; projeto Mind Makers, com o desenvolvimento de linguagens de programação e pensamento computacional, e a Rede Play, um projeto inovador lançado em agosto de 2020 para auxiliar os alunos da 3ª série na preparação para o ENEM e outros vestibulares.

Muito se fala sobre a retomada das aulas presenciais. Como o Colégio está se preparando para essa possível volta?
Katyuscia Kelman
: Entendemos que a educação é essencial e a discussão sobre a retomada das aulas presenciais precisa ser uma pauta prioritária, porém o cenário atual requer cautela e cuidado. Elaboramos nosso plano de ação de retomada das aulas presenciais e criamos nosso protocolo em meados de 2020. Nossas salas estão equipadas para transmissão das aulas e todo nosso espaço sinalizado e demarcado. Nosso foco é o acolhimento, a segurança e a organização da nossa rotina escolar para que possamos receber nossos estudantes, professores e funcionários. 

Como você acredita que os 90 anos do colégio ficarão marcados na memória das pessoas que fazem parte dessa história? 
Katyuscia Kelman
: Essa foi uma comemoração diferente de todas já vividas, mas não menos importante e especial! Vivemos um tempo em que a união entre família e escola se fortaleceu. Estamos unidos pela fé e esperança. Somos movidos por um propósito comum: construir um mundo de Paz e Bem!
Certamente, a celebração dos 90 anos do CFRP neste período de pandemia ficará marcada pela força da nossa missão e da nossa Rede, que nos faz avançar, evoluir, superar e acompanhar as mudanças sem perder de vista o nosso ponto de partida.
Por isso, agradecemos a Deus pelos 90 anos de uma história de amor e compromisso com a educação Sete Lagoana. A todos que fazem parte dessa história, famílias, nossas crianças e nossos adolescentes, professores, funcionários e a todos que marcaram as nove décadas que se passaram, obrigada!

 

imagem
São nove décadas unindo tradição e inovação

Veja Mais