Parabéns Prudente, 59 anos!

04/03/22 - 14:39

Paróquia de Santo Antônio
Paróquia de Santo Antônio

Esta edição do SETE DIAS apresenta edição especial de aniversário da vizinha Prudente de Morais, que completou esta semana (1º de março), 59 anos de emancipação política. Tão próxima de Sete Lagoas, geográfica e socialmente, está buscando ocupar espaço de protagonismo regional, numa louvável iniciativa do prefeito Jocimar Brandão, que conhece bem todo o potencial da cidade para se desenvolver de forma sustentável.

Aliás, Jocimar é dos poucos prefeitos regionais conscientes da importância de um plano de desenvolvimento, iniciado pelo então governador Antônio Anastasia, que sonhava melhorar a região Norte do estado, a partir do Aeroporto Internacional de Confins, começando por municípios cortados pela rodovia MG-424, e da região metropolitana de Belo Horizonte. Batizado como “Vetor Norte”, de acordo com a antiga Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana (SEGEM), seria em princípio, uma área localizada ao norte da capital mineira, que englobaria: Ribeirão das Neves, Pedro Leopoldo, Confins, São José da Lapa, Vespasiano, Lagoa Santa, Santa Luzia e Jaboticatubas. Porém, extensivo às demais cidades da região, a caminho do Norte de Minas, como Matozinhos, Prudente de Morais, Funilândia e demais cidades, chegando até Curvelo.

Tendo como âncora o projeto de expansão do Aeroporto Internacional de Confins, com a criação do Aeroporto Industrial, a ideia era criar um ambiente ideal para o setor de serviços e bens de alto valor agregado, estimulando a economia, atraindo investimentos para a região. Previa, dentre outras ações, a construção de vias de acesso e outras infraestruturas que permitissem a oferta de habitação, condomínios industriais, logísticos e de serviços, integrando os atores públicos e privados.

A expansão e concessão do Aeroporto Internacional foi o primeiro resultado do projeto. Lamentavelmente os governos que se sucederam não deram sequência. Mesmo assim, alguns grupos empresariais e municípios se uniram e conseguiram empreender, obtendo sucesso em várias atividades. Lagoa Santa, por exemplo, criou um complexo gastronômico e de lazer que atrai cada vez mais pessoas de Belo Horizonte e demais cidades da região em todo fim de semana.

Prudente de Morais quer se integrar a este movimento e o prefeito Jocimar Brandão está no caminho certo.

Veja Mais