Editorial - Um estrago difícil de se reparar

03/07/21 - 10:01

O então governador Eduardo Azeredo em entrevista a Renato Alves (SETE DIAS) e Linda Martins (Rádio Eldorado), em 1995.
O então governador Eduardo Azeredo em entrevista a Renato Alves (SETE DIAS) e Linda Martins (Rádio Eldorado), em 1995.

Dizia Tancredo Neves que “não se faz política sem vítimas”. Os exemplos não não poucos, em Minas, no Brasil e no mundo. Normalmente os atingidos são pessoas de boa fé, que se envolvem na política ou com políticos, na melhor das intenções. Esta semana tivemos mais um exemplo, de alguém que pagou e continua pagando por crimes que não cometeu. No máximo, confiou em quem não deveria confiar, no exercício do espinhoso cargo que exercia. Felizmente virou manchetes novamente, dessa vez positivas, em alguns dos maiores veículos do pais: “Supremo suspende condenação de ex-governador Eduardo Azeredo no mensalão do PSDB - Decisão de enviar o caso à Justiça Eleitoral ocorre 14 anos após a denúncia e 23 anos depois dos fatos investigados” -Folha de S. Paulo de quarta-feira, 30/06/2021.

A Rede Globo também deu, no mesmo dia 30: “Segunda Turma do STF suspende condenação de Eduardo Azeredo no mensalão tucano - Os ministros entenderam que os crimes pelos quais o ex-governador de Minas Gerais responde devem ser analisados pela Justiça Eleitoral”.

Infelizmente a imprensa nunca dá o mesmo destaque para um injustiçado quando a notícia é a seu favor. Quando era acusado, e injustamente condenado, Azeredo foi alvo de enormes espaços, com direito a capas de jornais, revistas e chamadas em rádios e TVs. Agora, notas, curtas. O Jornal Nacional, por exemplo, dedicou 45 segundos, com direito a William Bonner com cara de preguiça, para dizer coisa pior. É o Brasil, é a vida!

Nós, de Sete Lagoas e região, conhecemos bem Eduardo Azeredo, suas origens familiares e profissionais, seu caráter, sua retidão. Filho de Renato Azeredo, um dos homens que honraram a política de Minas e do país. Golpeado em sua boa fé, injustiçado, cumpriu alguns meses de prisão e sofreu humilhações. Mas, começa a ter a sua honra reparada, vítima que foi da política e de um sistema judicial falho.

Veja Mais