Editorial - O esporte como solução

12/06/21 - 08:15

O setelagoano e maratonista Franck Caldeira
O setelagoano e maratonista Franck Caldeira

Lamentavelmente as administrações públicas de Sete Lagoas nunca puseram em prática nenhum programa de incentivo ao esporte, como forma de inclusão social e geração de oportunidades. Neste contexto, ainda repercute a entrevista do Frank Caldeira ao SETE DIAS na edição passada. 

Um dos maiores maratonistas da história do atletismo brasileiro, voltou a morar na cidade e agora pretende se dedicar ao trabalho social, visando apoiar crianças e jovens a apostar no esporte, em suas mais diversas modalidades. Sem dúvida, o esporte, a cultura e a educação, são fontes formidáveis e intermináveis de inserção social. Para ser mais realista, as únicas para os filhos da população das camadas mais simples, economicamente. Em determinado trecho da entrevista, Franck, morador por muito tempo do bairro Interlagos, onde passou infância e adolescência, diz: “Eu vim de um bairro pobre, de classe média pra baixo e meu nome é resiliência. Quero passar toda essa experiência aos jovens, mas preciso de apoiadores, pois tenho muita coisa boa pra ensinar”.

Graças à sua dedicação, muitas portas se abriram profissionalmente e ele pode alcançar objetivos pessoais que só o esporte proporciona. As conquistas obtidas por ele são acima da média, e raros atletas conseguem. Mas o esporte oferece, além de muita saúde e lazer, incontáveis oportunidades de trabalho, além do intercâmbio com milhares de pessoas de todas as idades e regiões da cidade e do mundo. Ganhar uma Corrida de São Silvestre (2006), uma maratona nos Jogos Pan-Americanos (Rio de Janeiro 2007) ou mesmo participar de duas Olimpíadas (Pequim 2008/Londres 2012), como Franck Caldeira, não é para qualquer um. Porém, o leque de portas que se abrem em função da atividade esportiva é infinito, começando por tirar crianças e jovens da exclusão social, o que significa tirá-las também da marginalidade. As ruas, cadeias e cemitérios do Brasil estão lotadas dessa faixa populacional, que não teve oportunidades reais, nem de escola, nem de prática de alguma atividade esportiva, nem cultural ou educacional.

Vejam outro exemplo fantástico de sucesso na vida por meio do esporte, que é o goleiro Gomes, ex-Cruzeiro, seleção brasileira e alguns dos maiores clubes da Europa. Nascido em João Pinheiro, criado no Bairro Nova Cidade, em Sete Lagoas, entrou para a galeria de um dos mais bem sucedidos ex-atletas do mundo. E agora tem o privilégio de poder mostrar gratidão ao Democrata, onde teve as primeiras oportunidades. Aos 40 anos desaposentou-se e voltou aos treinos, para jogar novamente pelo nosso Jacaré e ajudá-lo a retornar à primeira divisão do futebol de Minas Gerais.

Veja Mais