Desrespeito e impunidade que parecem eternos

03/06/21 - 08:13

O tempo passa, sucessivas administrações municipais se revezam na prefeitura, cada uma com suas escolhas e estilos de gestão, mas muito pouca coisa mudou para melhor em Sete Lagoas nas últimas décadas. Algumas situações aparentemente simples, até pioram, à medida que aumenta a população e por consequência, a demanda por incontáveis serviços, que dependem da ação do poder público. 

Nestes quase 30 anos de circulação do SETE DIAS, uma das reclamações que mais chegam à nossa redação se refere ao desrespeito às normas do trânsito. Motoristas e motociclistas de todas as categorias costumam não respeitar placas de sinalização. Avançam sinais e trafegam na contramão. Ciclistas transitam sobre as calçadas, desconhecem mão, contramão e atropelam as pessoas. As faixas para pedestres, que foram muito bem instaladas em várias regiões da cidade, funcionam mais como peças de decoração, já que quem está ao volante ou pilotando uma moto não toma conhecimento. E tudo na maior impunidade, o que, além de incentivar a baderna, não contribui para criar um ambiente de respeito à legislação, às autoridades e principalmente à cidadania, já que mulheres, homens, idosos, crianças e jovens não têm a garantia do seu sagrado direito de ir e vir.

Temos uma Guarda Municipal de reconhecida competência, a Polícia Militar, que dispensa comentários e um rosário de leis, que precisa ser colocado em prática, para o bem da população. As câmeras do sistema “Olho Vivo” têm que ser mais acionadas para flagrar os infratores. Multas e detenções estão previstas nas leis vigentes, mas é preciso ação de quem está no poder. Campanhas educativas e fiscalização mais ativa e rigorosa podem ser o primeiro grande passo para solucionar problemas como estes, que estão se eternizando, pois parecem insolúveis, nesta cidade de mais de 200 mil habitantes.

Veja Mais