Lives salvam e aquecem comércio de Sete Lagoas

Varejistas apostam cada vez mais nas transmissões ao vivo para vender produtos e serviços com comodidade e segurança para o consumidor

14/05/21 - 13:53

Lives chegaram para ficar: a empresária Adriana Tinoco foi uma das idealizadoras da proposta que uniu lojistas da cidade
Lives chegaram para ficar: a empresária Adriana Tinoco foi uma das idealizadoras da proposta que uniu lojistas da cidade

Celso Martinelli

Transmissões online de shows, entrevistas, debates e eventos. O ano de 2020 ficou marcado pela quantidade de lives estimuladas pelo distanciamento social decorrente da pandemia de Covid-19. E uma prática que já era comum em outros países, começou a se popularizar também em Sete Lagoas: a live de vendas. 

Basicamente, o modelo de vendas é simples: fazer uma transmissão ao vivo nas redes sociais, com destaque para o Instagram, para mostrar produtos e coleções, anunciar ofertas e fechar vendas em tempo real. Essa tendência segue o número cada vez maior de empresas que passaram a vender pela internet em 2020 e continuam este ano.

Em Sete Lagoas a iniciativa foi de Adriana Tinoco, proprietária da loja Morena Flor, em conjunto com Mônica Moreira, da Óticas Ronaldo.  “Conheci o projeto em 2020 e coloquei em prática este ano. Falei com Mônica sobre o método e ela abraçou a causa. O maior objetivo era unir os lojistas, e isso está acontecendo. Sou apaixonada pela cidade e pelo seu comércio, abraçamos a causa e uma loja está ajudando a outra. Não queria rivalidade, mas união pela causa. O balanço é superpositivo”, avaliou Adriana. A empresária conta que funcionárias da loja estão terceirizando lives e prestando toda assistência por preços acessíveis.

imagem

Para Mônica, gratidão é palavra que melhor define o momento vivido comércio local com as lives de vendas. “Tem sido o maior prazer chegar em algumas empresas onde as pessoas não sabem o que fazer no momento de pandemia e, na hora que acaba a live, vemos que conseguimos devolver o sorriso e a esperança de volta a esses lojistas. Estou no comércio há 25 anos e é triste ver companheiros com lojas fechadas, sem o sustento da família”, completou Mônica Moreira.

Mesmo com a flexibilização da quarentena, tudo indica que o modelo de vendas por lives veio para ficar. As grandes marcas também se deram conta do poder dessa alternativa para anunciar e – por que não? – vender. “Foram 4h30 de live, falando sem parar, a maior já realizada pela loja. Comecei as lives em abril de 2020, logo que começou a pandemia, mas essa foi diferente. Não só pelo número de vendas, mas porque contei também com o apoio de pessoas incríveis e presenciei a união dos lojistas de Sete Lagoas para se manterem nesta crise”, conta Cris Rassier, da Transas de Pano.

Para Ana Luísa, da Arezzo, a tecnologia é uma grande aliada, mas sozinha não faz verão. “As lives estão sendo um sucesso porque tudo é muito interativo e feito de forma humanizada. Há uma tela no meio, mas são duas pessoas, uma de cada lado, conversando. Isso que estou achando superinteressante da iniciativa”, considerou.

imagem
Mesmo quem não era assíduo das redes sociais também aprendeu e lucrou. É o caso de Zezinho, proprietário da Empório for Men. “Foi extraordinário, só tenho a agradecer aos idealizadores. Todos me ajudaram muito nesse momento de crise e fechamento de loja em função da pandemia. Aconselho que, quem tem essa interação com seguidores ou pessoas que têm esse conhecimento, procurem e façam as lives. Eu não tinha tantos seguidores, mas com a ajuda dos lojistas amigos conseguimos um excelente engajamento e também incrementar as vendas”, comemorou.

A proprietária da Item Calçados e Acessórios, Soraia Cambraia, contou que as lives mostraram novas possibilidades e a capacidade do ser humano de se reinventar. “O mais bonito da iniciativa foi a cooperação e espírito de troca que houve entre os lojistas da cidade, algo inédito essa ajuda mútua. Um ensinou o outro, ajudou, estivemos de fato juntos. As pessoas que não estão saindo têm a oportunidade de ver nossos lançamentos e produtos no conforto de casa, mas de forma interativa. Há uma troca de energia, não é só a venda em si. Mesmo com o retorno das atividades, acredito que é uma nova forma de trabalho que chegou para ficar”, avaliou. 

Também conhecidas como “lives shopping” e “shopstreaming”, as lives commerces dão ao consumidor a possibilidade de tirar suas dúvidas, ver os produtos e adquiri-los no mesmo momento, sem precisar abandonar a tela.  Antes de começar a transmissão, a empresa segue um planejamento: separação dos produtos, definição de preços, verificação do estoque, definição de canais de comunicação, formas de pagamento aceitas e seleção de brindes para sorteio como forma de prender a atenção na live. 

"O maior objetivo era unir os lojistas, e isso está acontecendo. Sou apaixonada pela cidade e pelo seu comércio, abraçamos a causa e uma loja está ajudando a outra. Não queria rivalidade, mas união pela causa. O balanço é superpositivo”

NÚMEROS ANIMADORES
De acordo com pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), e realizada pelo Movimento Compre&Confie, o e-commerce brasileiro faturou 56,8% a mais nos oito primeiros meses de 2020 em comparação com igual período de 2019. Segundo a ABComm, desde o início da pandemia mais de 135 mil lojas aderiram às vendas pelo comércio eletrônico para continuar mantendo-se no mercado. A média mensal antes da pandemia era de 10 mil lojas por mês. 

Já pesquisa do Mastercard SpendingPulse (um indicador de vendas no varejo, que inclui pagamentos de todos os tipos em uma série de mercados globais) o setor do e-commerce brasileiro fechou o primeiro trimestre de 2021 com crescimento histórico nas vendas. 

De acordo com o site, houve uma evolução de 91,6% ano após ano para o trimestre. Impulsionado pelas imposições de distanciamento social, o mês de março registrou expansão de 84,7% no comparativo com o mesmo período de 2020. Em comparação com o mesmo período do ano passado, os setores de eletrônicos (+134,1%) e farmácia (+102,4%) vivenciaram as expansões mais significativas no Brasil.

ONDE ASSISTIR E COMPRAR
Confira a seguir o Instagram de algumas lojas de Sete Lagoas que, com frequência, estão promovendo as atrativas lives de vendas:  @oticasronaldo; @morenaflormodaintimaa; @maternamodamulher; @malucaodasfabricas; @transasdepano e @crissrassier; @lilasboutique; @ittemcalcadoseacessorios; @teytemodass @arezzosetelagoas; @sergios.setelagoas; @lojamichelealencar; @usebuana; @lojaprontoavestir; @emporioformen7l; @donatus_joias; @merci.laviee; @estimastore; @aniqbrand; @lavilla7l e @alegancia7l.

Veja Mais