Desvendando a Renda Fixa

12/05/22 - 10:27

Franco Henrique Cassini L'Abbate é setelagoano, sócio da RIVA Investimentos, escritório credenciado à XP Investimentos.
Franco Henrique Cassini L'Abbate é setelagoano, sócio da RIVA Investimentos, escritório credenciado à XP Investimentos.

por Franco Henrique Cassini L'Abbate

“Brasil, o país da Renda Fixa!”. Essa chamada já estampou muitos veículos de imprensa no passado e voltou a ser tema no presente.

Com o aumento das taxas de juros, os investimentos em renda fixa voltaram a ficar atrativos. Isso ocasionou uma migração de ativos de renda variável (ações e FIIs principalmente) para ativos de renda fixa.

Mas o que é renda fixa?
É um termo para classificar um tipo de investimento com algumas características: precisa ser um título de dívida e ter prazo e rentabilidade definidos. Ou seja, quem tem um investimento em renda fixa é o credor e sabe quando e quanto vai receber no futuro. Alguns exemplos de renda fixa são a poupança, CDBs, LCIs, Debêntures e etc... Como cada um desses investimentos funciona será tema desta coluna no futuro. Por exemplo, um CDB pode ter rentabilidade de 100% do CDI e ter vencimento em 360 dias.

Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um dos instrumentos mais tradicionais do mercado brasileiro. Ele permite que o banco capte dinheiro do investidor para emprestar dinheiro para quem precisa de crédito. Nesse exemplo, o investidor é credor do banco que repassa o valor para um tomador de crédito. Em linhas gerais, o banco ganha dinheiro emprestando a uma taxa maior do que pegou emprestado.

Nas próximas colunas vamos explorar mais o mundo de renda fixa. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou sobre algum termo que foi abordado nesse texto? Você pode me procurar nas minhas redes sociais. @invest.franco no Instagram.

  • Franco Henrique Cassini L'Abbate é setelagoano, sócio da RIVA Investimentos, escritório credenciado à XP Investimentos. Formado em Agronomia pela UFV e MBA em Gestão de Negócios pela USP/ESALQ. Possui ampla experiência no mercado financeiro e certificações CPA-20 e Ancord.. instagram @invest.franco / (31) 99937-1616

Veja Mais