SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY nome ASC' at line 1

Dez minutos com a Terapeuta Sistêmica Raquel Coelho

04/06/21 - 14:35

Por

JUNINHO SINONÔ

Raquel, o que é constelação familiar?
Constelação é uma prática onde a gente identifica informações que vem do nosso sistema familiar, que estão influenciando a nossa vida e que a gente ainda nem imaginou. 95% da nossa vida é inconsciente. E nesses 95%, grande parte são informações que vem do nosso sistema familiar, que foi passando de geração em geração. Nós temos influência de até 272 pessoas.

É possível descobrir essa linha?
As vezes nem é preciso descobrir a linha. Em um movimento sistêmico, quando a gente coloca os bonequinhos, que você coloca ali uma informação que é do seu sistema e faz todo o sentido para você. Às vezes você não sabe a história. Um avô que suicidou, uma avó que morreu com uma doença séria, uma avó que teve problemas no casamento... você não precisa saber da história específica, mas quando você coloca ali aquela informação, com os bonequinhos informando e saber que aquilo tem uma influência para você, algo em você já desperta e o passo seguinte é maravilhoso.

A constelação familiar está ligada a qual natureza? Filosofia, psicologia... 
O Bert Hellinger é o criador, que é quem trouxe há mais de quarenta anos. Um alemão que viveu o holocausto, estudou teologia e filosofia. A base é a filosofia. 

Para que uma pessoa faria constelação familiar?
Você tem movimentos na sua vida que se repetem, bloqueios, questões que não se resolvem ao longo de dez, cinco anos a mesma coisa. Questões financeiras, emocional, profissional, saúde...gostaria de uma solução? De olhar para a solução?

Então essas questões podem estar relacionadas aos antepassados? 
Com certeza. 

Ainda que não os conheçam, já que você falou sobre 272 antecessores? Nós estamos falando de DNA?
O que aconteceu há nove gerações atrás, foi passando para as gerações seguintes até chegar em mim aquela informação. E se está empacando e impedindo a minha vida, sou eu quem tem que olhar para isso. Então é uma questão de fenótipo e genótipo, entende?! Características internas e características externas. As pessoas as vezes me perguntam: “tem haver com a religião? ” Não! Tem haver com a genealogia mesmo, com essa coisa do que foi passando. Tem um filme que eu gostaria de indicar aqui fantástico. Por favor assistam: “A vida em si”. Você vai ver a história de quatro gerações e o que aconteceu lá atrás que gerou aquele resultado ali, na quarta geração.

Você entrou na questão de DNA e genética. São questões internas e biológicas. Como mudar isso? 
Nós temos um refazimento de células. Algumas a cada sete dias, outras de vinte um em vinte um dias. Eu sei que você estuda Programação Neurolinguistica e sabe dessa reformulação. A gente vai mudando as células e fazer isso de forma consciente é uma outra história.

A constelação pode ser feita só com informações ou inconscientemente? Você consegue ter acesso através da leitura comportamental da pessoa? 
O que acontece é que cada profissional tem uma formação e ali vai colocar características do seu trabalho. Eu venho do coaching e há vinte anos eu trabalho com o desenvolvimento do ser humano. Com a constelação tem vinte anos que eu trabalho. Você vai adquirindo ferramentas. Eu fiz várias outras formações que vão te apoiando a entender para apoiar a pessoa. Mas não há nenhuma leitura prévia. A gente brinca, mas o que você fala por exemplo, a forma que você fala, ela com certeza está no seu sistema. Com certeza tem pessoas que eram mais objetivas, despojadas, entende?! Isso vem de algum lugar. Mas eu não sei de onde vem.

TUDO EM DEZ MINUTOS E NEM UM SEGUNDO A MAIS!

 

Veja Mais