Projeto da Preqaria Cia. de Teatro será apresentado no Memorial Minas Gerais Vale

O Sarau da Palavra Expandida vai estrear no dia 28 de agosto, às 10h. Acesse: www.youtube.com/memorialvale

25/08/21 - 00:00

George Machado
georgemachado1

O projeto SARAU DA PALAVRA EXPANDIDA propõe o encontro da literatura com as artes cênicas, criando um ambiente virtual propício para a fricção e expansão da palavra aonde os atores/poetas vão performar, cada um de sua casa, textos seus e de participantes do Sarau PoetiQo, projeto da cia que acontece virtualmente desde o início da pandemia. Para potencializar o trabalho a Preqaria convida o músico Mateus Cotosck e o artista audiovisual Josélio Teixeira para se colocarem em jogo com intervenções sonoras e visuais.

A proposta de PALAVRA EXPANDIDA é dar corpo a um espetáculo que pode ou não ser improvisado, mas que sustenta um roteiro, móvel a cada apresentação. Os textos, escritos pelos atores poetas, buscam continuidade poética e não dramática. Aqui os atores emprestam seus corpos na composição coletiva da imagem literária, simultânea ao aspecto textual. O teatro à serviço da literatura, não para cumpri-la, mas para expandi-la!

Com a pandemia da Covid 19, a Preqária precisou fechar suas portas para eventos presenciais, e fez o que foi possível para se manter, migrou as aulas para o ambiente digital.

Na segunda feira dia 16 de Março de 2020, que iria fechar e não voltar mais ao Centro Cultural Nacional – Teatro Preqaria, surgiu a ideia de gravar vídeos com atores declamando poemas, que foi titulado de “Quarentena PoetiQa”, o trabalho se desenvolveu ao longo do ano e os atores da Preqaria Cia de Teatro passaram a explorar os corpos, a voz, e a escrita de formas diferentes. O trabalho rendeu duas participações da companhia no Festival UP, e ainda um artigo na revista Transverso da UEMG.

O retorno positivo do público levou a um movimento subsequente, um encontro presencial para declamar poesia on line por vídeo conferência, e foi quando começou o “Sarau PoetiQo”, todos os domingos, sem interrupção, desde abril de 2020. Há um ano no ar, o Sarau se tornou uma comunidade on line, que já teve 74 edições.

A estreia do “Sarau da Palavra Expandida”, será no dia 28 de agosto, às 10h. Toda a programação de vídeos será exibida pelo canal do Memorial Vale no YouTube (www.youtube.com/memorialvale) .

FICHA TÉCNICA
Felipe Gontijo - ator e poeta.
Izabela Oliveira - atriz
João Valadares - atoe e poeta.
Joselio Teixeira - artista audiovisual.
Matues Cotosck - músico.
Piera Rodrigues - atriz, poeta.

Veja Mais