Crônicas

Olhar ou ver?

04/07/21 - 11:33

Por Élida Gontijo

Élida Gontijo

Na semana passada durante minhas aulas conversei com meus alunos se existe diferença entre olhar e ver. Foi uma aula muito rica e fiquei feliz por eles falarem que existe diferença, porém notei que a maioria não tem visto, mas olhado ao redor. Muitos falaram que não são detalhistas no olhar, então muita coisa linda, simples, passa sem ser vista. 

Infelizmente a maioria das pessoas não tem visto a realidade. Não notaram que o mundo mudou, a vida é outra, acham que amanhã a pandemia acaba e tudo volta a ser como antes, não estão vendo como nós professores, estamos esgotados de tanto trabalho nas telas dos computadores, expondo toda nossa intimidade. Não viram que tem muita gente  passando fome, desempregada e que é preciso dividir o pão, o agasalho, afeto, solidariedade.

Olham, olham e não enxergam a beleza das flores muitas vezes brotando entre pedras. Não fixam o olhar para ver e parar um pouco para conversar com quem perdeu um ente querido neste tempo tão difícil.

Há um olhar vago, direcionado para tantas coisas sem importância, pelo menos para mim. Tanta gente ainda deslumbrada com o poder, se é que temos algum poder diante de um vírus que tirou tantas vidas.

Apesar de ficar muito triste com a falta de visão, não desisto, trabalho arduamente através das minhas aulas, da escrita dos meus textos, nas minhas redes sociais tentando educar o olhar de cada um. Sinto como uma grande missão que Deus me deu, sigo tirando as traves dos meus olhos e tentando ver cada vez mais a beleza das flores do meu Jardim Poético, o carinho tão puro de Lira e Serena, duas cadelas, minhas fiéis escudeiras, que dividem comigo todo espaço da casa, o amor da minha família. O sorriso mesmo na tela, quando um aluno se expõe , fala que está com saudade. A beleza das palavras de Padre Fábio de Melo, Padre Evandro, Dom Aloísio que me ensinam com tanto conhecimento o dom da espiritualidade.

Vejo, vejo poesia por todos lugares, na dor, no amor e divido essa visão tão rica, è preciso ver, parar só de olhar, aprofundar , tentar focar mais o olhar. Há um cenário bem diferente, mas tem que ser visto com atenção, carinho e proposta de mudança. Sugiro que tentem ver, prestem atenção, há muita coisa que muitos não viram. Se for preciso pingue um colírio, troque os óculos, aumente o grau, mas por favor pare de olhar e veja. Quem sabe seus olhos encontrem os meus e veremos que fazemos parte da vida um do outro.

Élida Gontijo- julho de 2021.

Élida Gontijo

Élida Gontijo